google-maps-offline

Eu sou um usuário do Google Mapas. Já fui mais fiel ao serviço (confesso que hoje prefiro o Waze), mas ainda recorro ao aplicativo quando preciso ver a rota para um local específico, ou preciso acessar uma área que não conheço.

Porém, em muitos lugares (principalmente durante as viagens), me deparo com a cotidiana situação de não contar com um sinal de rede de dados ou um hotspot WiFi para me conectar. Felizmente, o Google Mapas oferece a opção de armazenar os mapas no cache do seu smartphone ou tablet, para que você possa ao menos ter os mapas em mãos, sem a necessidade de ter uma conexão com a internet.

Para não ficar perdido nesse mundo, existem pelo menos duas opções de acessar os mapas sem a necessidade de uma conexão com a internet no seu dispositivo:

1. “OK Mapas”

Uma vez localizada a área ou o mapa que você deseja armazenar em cache, inicie a busca com um “OK, Mapas”, e Enter. Com isso, a área que você estava visualizando fica salva no cache do dispositivo.

2. Selecione a opção

Uma vez que você encontrou o mapa que você deseja armazenar para navegar sem a conexão com a internet, selecione na barra de busca o local, e em seguida, a opção que diz “permitir o acesso ao mapa sem conexão”.

Tudo tem os seus limites

Apesar do truque funcionar, é preciso levar em conta que existem algumas limitações. Se você vai pesquisar uma área muito ampla, não será possível armazenar em cache o mapa completo. Da mesma forma, apesar de contar com o mapa no seu dispositivo, se você não tem uma conexão com a internet, a navegação não funciona.

Não é possível substituir os benefícios da navegação online com o download de um mapa, mas é possível ao menos te ajudar na sua localização quando estiver em uma região que você não conhece. Além disso, funciona melhor que uma captura de tela, já que você pode fazer zoom para que possa cobrir uma área maior com maiores detalhes.

Os mapas descarregados não ocupam tanto espaço, mas levando em conta que se você está conectado à internet via rede de dados, quando você faz o download de um mapa para usar no futuro, você está utilizando o seu plano de dados. Da mesma forma, se você usar muito esse recurso, o cache do Google Mapas pode ficar cheio rapidamente.

A funcionalidade se faz presente atualmente nos smartphones e tablets com os sistemas Android e iOS.