ahorrar-bateria-portatil

Usar um notebook fora de casa ou do escritório é sempre algo muito bem vindo. Ter a tão desejada mobilidade combinada com a produtividade é o desejo da maioria dos usuários de tecnologia. Porém, nem sempre conseguimos trabalhar o tempo suficiente longe de uma tomada, por conta de um simples elemento: a bateria.

Os conselhos que você poderá conferir nesse post são apenas lembretes de procedimentos simples, que qualquer pessoa pode fazer em seu notebook para obter uma maior autonomia de bateria no uso diário. Por muitas vezes deixamos os nossos portáteis sem uma recarga de bateria, e com o uso de diversos programas de modo simultâneo e acesso constante à internet, a autonomia de bateria fica reduzida drasticamente.

Mesmo que alguns modelos de portáteis (principalmente os ultrabooks) prometam uma autonomia de bateria muito maior, grande parte dos consumidores ainda contam com modelos tradicionais, que não possuem a mesma capacidade de uso longe da tomada. Vamos então mostrar a seguir algumas dicas que podem melhorar um pouco a sua vida nesse aspecto.

como-ahorrar-bateria-portatil

1. Desativar o WiFi e o Bluetooth: esses são dois dos recursos que mais consomem bateria em um notebook, e que em muitos casos não são utilizados pelo usuário (principalmente no caso do Bluetooth). Porém, compreendo que a principal necessidade do usuário atual dos notebooks é ficar conectado na internet o tempo todo. De preferência, via WiFi. Logo, vamos para as próximas dicas.
2. Reduza o brilho da tela: na maioria dos portáteis, isso pode ser feito diretamente com uma combinação de teclas. Altamente recomendado.
3. Configure as opções de energia: os sistemas operacionais mais populares contam com ferramentas que administram o uso de energia, dependendo do seu status de conexão à corrente elétrica ou não. Você pode ajustar o modo de mobilidade para as configurações que se convertam no menor consumo de energia possível.
4. Evite utilizar certos aplicativos: quanto mais potência um determinado programa exige, mais energia ele vai consumir do seu computador portátil. E, por consequência, mais rápida a sua bateria vai se esvair. Evite utilizar aplicativos que consomem uma grande quantidade de RAM, ou que exigem demais o uso do processador.
5. Desconecte os dispositivos das portas USB: os dispositivos conectados via USB consomem constantemente a energia da bateria do seu portátil.
6. Monitore a temperatura do seu portátil: se existe uma coisa que você não quer é dar mais trabalho para o sistema de ventilação do seu notebook. Evite utilizá-lo no sol forte da praia, ou apoiá-lo em superfícies onde o equipamento não pode ventilar de maneira cômoda. Essas situações vão exigir mais trabalho do ventilador do notebook. E, obviamente, mais energia da bateria.
7. Coloque o equipamento em modo de suspensão quando ele não estiver em uso: esse é o conselho mais básico, porém, o mais necessário. Se você não está usando o notebook, coloque o mesmo em modo de suspensão. Os portáteis fazem isso automaticamente quando a sua tampa é fechada.