O PlayStation 3 segue uma sequência de sucesso de consoles domésticos da Sony, iniciada com o primeiro PlayStation, em 1995. Na sua terceira versão, ele definitivamente deixa de ser apenas um console de jogos, e se expande ao plano de multi plataforma de entretenimento, oferecendo serviços para música, vídeos e recursos multimídia via internet. Pra começar, ele conta com HD de 120 GB, para o usuário armazenar jogos, vídeos e músicas no videogame, sem maiores dificuldades. Conta com leitor de Blu-ray, para que você possa ver seus filmes com o máximo de qualidade, além de contar com acesso à PlayStation Network, de forma gratuita (diferente do Xbox 360, que conta com cobrança de pagamento mensal para acesso ao seu conteúdo online).

Nessa sua versão Slim, o PS3 tem processador IBM Cell de 7 núcleos operando a 3,2 GHz, unidade gráfica da NVIDIA de 550 MHz e porta HDMI, que manda para a TV imagens com resolução de 1920 x 1080. Conta ainda com Bluetooth 2.0 e 2 portas USB, para comunicação de dados do usuário. Como possui HDMI, ele pode reproduzir filmes pelo Blu-ray em 1080p. Conta com acesso fácil para redes WiFi 802.11 g, tem conexão para redes Ethernet e suporte para áudio Dolby Digital 7.1.

O PlayStation 3 é um console que é mais procurado por aqueles que querem o console mais completo possível no que se refere a opções “extra jogos”. Jogadores mais exigentes buscam consoles que não sejam apenas um local para se jogar seus games preferidos, mas também um local para ver filmes e séries, além de se comunicar com outros jogadores pela internet e obter conteúdos exclusivos para seus jogos. Com o PS3, a experiência de jogo não se limita ao conteúdo encontrado no disco de jogo, sendo complementado com conteúdos oferecidos na internet, pela sua rede PlayStation Network.

Compre se: já há uma experiência com as versões anteriores do PS (mesmo que o PS3 não conte com a retro compatibilidade com as versões anteriores). Para quem busca uma experiência expandida de jogos, além de uma central multimídia para entretenimento doméstico.

Não compre se: você acha o preço do console no Brasil elevado, ou se você busca um console que seja mais casual, que permita que a família toda jogue sem maiores dificuldades.