O mundo da tecnologia não vive só do que acontece no computador. Um pouco de literatura é importante para você conhecer e compreender melhor como que algumas empresas no mundo da tecnologia chegaram aonde estão. Neste caso em particular, nos focamos em dois dos maiores nomes da história: Bill Gates e Steve Jobs.

Começando pelo livro “O Estilo Bill Gates de Gerir”, de Des Dearlove, que mostra como Bill Gates concebeu a Microsoft, e a forma como ele desenvolveu a empresa. Aqui, o que chama a atenção não é o crescimento em si, mas sim a metodologia adotada para que ela chegasse ao topo, e vale para todos aqueles que administram algum tipo de negócio (mesmo que seja um blog). Inclusive, são relatados e detalhados os 10 segredos de liderança e gestão de Bill Gates. Literatura recomendada.

E para sermos justos e parciais, colocamos aqui o livro “O Fascinante Império de Steve Jobs”, escrito pelo jornalista Michael Moritz, da revista Time, que em 1980, teve acesso irrestrito aos bastidores da Apple Computer. Moritz tinha como objetivo fazer uma crônica sobre os primeiros 10 anos da Apple, e esta pesquisa se seguiu ao longo dos anos, e resultou neste livro, onde ele relata a infância e adolescência de Steve Jobs e Steve Wozniack, a fundação da Apple em 1976, e como o império de Jobs foi construído, relatando brigas e intrigas que rodearam esta empresa de sucesso. O livro também conta o episódio de demissão de Jobs da Apple, a criação da NeXT, a aquisição da Pixar, e o seu retorno para a recuperação da Apple, transformando seus produtos em objetos de desejo dos geeks ao redor do mundo. Livro definitivo sobre uma das mais espetaculares trajetórias do mundo da tecnologia.