iphone-se

Muito se questionou sobre essa estratégia da Apple em voltar para as telas de 4 polegadas. Ainda que a Sony tenha mostrado com os modelos Compact que há um interesse, foi com o iPhone SE que escancarou essa impressão, esgotando seus estoques nas Apple Stores dos Estados Unidos.

Porém, o mercado só tem modelos de 4.7 polegadas. Não menos que isso. Se buscamos algo minimamente potente entre os telefones pequenos, é preciso sacrificar várias especificações. As quatro polegadas, que pareciam coisa do passado, estão de volta com o iPhone SE bem procurada.

 

Altas expectativas, mas que decepcionaram

iphone-30 milhoes-4 plegadas

Bem sabemos que o primeiro final de semana de vendas dos modelos da Apple faz muito barulho. Filas nas portas das lojas com pessoas querendo o novo smartphone a qualquer custo, e essas vendas presenciais se somam às vendas online. Ou seja: novo smartphone da Apple é sinônimo de sucesso.

Até o iPhone SE, é claro. As vendas do primeiro final de semana desse modelo foram certamente decepcionantes, e muitos se basearam nisso para dizer que o smartphone seria um fracasso. A própria Apple mostrou números de vendas de telefones com tela de quatro polegadas durante a apresentação do seu novo modelo, mas tudo parecia ter desmontado quando na segunda as primeiras estimativas de vendas foram divulgadas.

iphone-se-launch-sales-first-weekend

Com esses números em comparação com os modelos mais vendidos da Apple, é lógico pensar que o iPhone SE não foi como o previsto. Mas um dado que precisamos levar em consideração é que este modelo foi lançado seis meses depois do iPhone 6s e 6s Plus, fazendo com que a ‘necessidade’ de um novo iPhone seja menor.

 

Esgotado nas Apple Stores norte-americanas

iphone-se-2016-teaser

Não ia vender muitas unidades, mas se esgotou. Quem tenta comprar um iPhone SE agora nos EUA, independente da capacidade de armazenamento, já recebe a notícia de que a entrega só acontecerá no final de abril. Ou seja: estoque esgotado.

Obviamente, temos que ter cuidado com essa informação, pois não sabemos quantas unidades a Apple tinha para atender os primeiros pedidos. Esgotar 10 milhões de unidades não é o mesmo que esgotar 1 milhão, e com isso, não ter o iPhone SE disponível para compra pode ser um sucesso bem relativo. É preciso ter números concretos para uma melhor avaliação.

 

Sem números, mas com a missão cumprida

Em resumo: as previsões da Apple para venda inicial do iPhone SE foram superadas. É cedo ainda para que a empresa divulgue números oficiais, mas quando isso acontecer, eles devem fazer com um sorriso no rosto por esgotarem seus estoques. Seja um ou cinco milhões, o fato é que eles venderam todas as unidades.

Quando o iPhone SE foi apresentado, muitos se perguntaram sobre esse movimento da Apple. Agora, sabendo o que eles alcançaram, já sabemos a resposta. A tela de 4 polegadas voltou porque ainda há muito mercado, e os estoques norte-americanos que esperam novas unidades desse modelo mostram isso claramente.

Via TheNextWeb