rescate_contra_virus

 

Uma solução de inicialização no Windows contra vírus e malwares é uma ferramenta que não deve faltar na sua coleção de softwares, diante do elevado número de ameaças disponíveis na internet.

Nem sempre é possível combater uma praga virtual com o antivírus que está instalado no computador. Vários malwares se carregam/ficam ocultos na memória, o que complica a sua detecção/eliminação, pois se inicializam com o sistema operacional.

A melhor solução aqui é contar com um meio de inicialização externo.

Todos os grandes provedore sde segurança oferecem tal possibilidade. A maioria são Linux em formato Live CD (ou pendrives, ou discos externos USB), que podemos utilizar independentemente do sistema operacional, e sem precisar instalar nada.

Hoje, revisamos as opções disponíveis e como podemos criá-los.

 

 

Como criar essas soluções

 

rescate_contra_virus_3

 

Alguns provedores oferecem a possibilidade de criar a mídia diretamente do seu site, e outros oferecem uma imagem .ISO, que deve ser criada pelo próprio usuário em um CD, DVD, disco externo ou pendrive.

Para o segundo caso, você abre o programa de criação de mídia, selecionar a imagem ISO e o aplicativo cria a mídia.

Alguns aplicativos para gravar a imagem são:

 

 

Em todos os casos, o objetivo é criar uma ferramenta de segurança capaz de inicializar em nosso PC de forma independente do ssistema operacional, para melhorar a busca e remoção do malware.

 

Como utilizar essas soluções

 

Uma vez criada a mídia, seu uso é simples.

Reiniciamos o computador com a mídia instalada para iniciar através dela. Em alguns casos, você precisa entrar na BIOS para configurar a unidade ótica ou USB como preferencial na inicialização.

O formato Live CD dispensa a instalação de programas no disco rígido ou SSD do equipamento. Algumas soluções oferecem um entorno visual e mais funções, enquanto que outras usam um modo texto dedicado completamente sem malware, onde o principal é as atualizações de sua base de virus, algo que todas as soluções fazem antes de escanear o sistema.

Algumas soluções são muito personalizáveis, permitindo o escaneamento e a desinfecção, setor de inicialização, análise rápida ou completa, arquivos e pastas de discos rígidos ou unidades externas, acesso à rede, método heurístico e quase tudo o que podemos encontrar em um antivírus instável.

Algumas ferramentas como explorador de arquivos para apagar arquivos manualmente ou gestor de pacotes estão disponíveis, caso precisamos instalar qualquer ferramenta de resolução de problemas, apesar do seu uso principal ser o escaneamento e desinfecção de vírus.

 

Métodos de inicialização em máquinas com vírus

 

rescate_contra_virus_2

 

  1. Kaspersky Rescue Disk. A Kaspersky não atualiza sua interface á tempos, mas seu disco de recuperação é um dos líderes de segurança em consumo.
  2. ESET SysRescue Live. A ESET oferece o download de uma imagem para gravação, mas a imagem também pode ser criada diretamente em um CD ou pendrive. Tem interface atualizada e muito fácil de usar.
  3. Bitdefender Rescue CD. Utiliza um Linux baseado no Xubuntu que permite maiores possibilidades de eliminação de vírus. 
  4. AVG Rescue CD. Oferece duas imagens para criação em CD ou pendrive. Possui interface espartana, baseada em texto, mas que cumpre o que promete, aualizando previamente a base de vírus.
  5. Panda SafeDisk. Outro que não é atualizado há tempos, mas que cumpre com sua função. Muito simples de usar, com poucas opções de personalização. Possui um assistente que busca automaticamente as definições de antivírus disponíveis, analisando todo o sistema em busca de arquivos maliciosos.
  6. Trend Micro Rescue Disk. Muitos simples, funciona a partir da web e possui opções para criação de unidade de recuperação a partir de CD/DVD ou pendrive/disco externo. Sua interface é a mais simples de todas, em um modo texto minimalista com opções básicas.
  7. Norton Bootable Recovery Tool. A Symantec oferece a criação do disco de inicialização com um assistente que facilita a sua criação. Sua interface gráfica é minimalista e não possui opções de personalização, contando apenas com dois recursos: escanear e limpar.
  8. Avira Rescue System. Oferece download de uma imagem para a criação de mídia. Interface gráfica com poucas funções, mas simples de usar. Seu motor de buscas e desinfecção e sua capacidade de atualização da base de vírus.
  9. F-Secure Rescue CD. Outra solução simples e de fácil uso. Não possui interface de usuário real, mas sim um diálogo em texto, que pergunta se queremos iniciar a análise.
  10. Avast. O único da lista que não oferece download direto de uma imagem, e a única forma é criar o disco de recuperação a partir de um software Avast. Isso pode ser feito a partir da versão de desktop de forma gratuita, que precisa ser instalado antes no computador.

 

Alternativas

 

rescate_contra_virus_2

 

Apesar das soluções anteriores serem poderosas, alguns usuários mais avançados podem preferir utilizar discos de recuperação que permitem isolar, identificar e solucionar erros de sistema, que também incluem ou permitem ativar diferentes antivírus.

Seu funcionamento é idêntico aos anteriores: auto inicialização a partir de unidades alternativas, sem precisar instalar qualquer coisa no computador.

Entre eles, destacamos: