Microsoft

Todo mundo quer um computador que ligue em segundos, que tudo funcione perfeitamente, e sem ter que esperar para abrir uma aba ou janela, ou que se copie um arquivo.

Mas nem sempre é assim. Com o tempo, o Windows perde o desempenho, e vários truques podem fazer com que o desempenho melhore. Mas… por que não perguntar direto para a Microsoft como extrair o melhor do Windows?

O site de suporte técnico da Microsoft responde as perguntas mais frequentes, além de dar alguns conselhos para melhorar o desempenho do Windows.

Os conselhos a seguir são indicados para o Windows 10, mas funcionam com as versões 8.1, 8, 7 e até XP. Alguns conselhos são óbvios, outros, nem tanto. Mas vale a pena aplicá-los de vez em quando e na ordem apresentada a seguir.

 

 

1. Atualize o Windows e os controladores

 

Atualizações. É algo que deve ser uma constante para evitar problemas no Windows, prevenindo brechas de vulnerabilidade que afetam a segurança do sistema e dos seus arquivos, além de melhorar o desempenho do Windows, eliminando configurações anteriores que prejudicam o bom funcionamento, além de implementar melhorias.

Vá até Windows Update e verifique se há atualizações. O processo vale para o Office e outros programas da Microsoft, além dos controladores de hardware.

 

2. Reinicie e abra só os apps que você precisa

 

Em momentos pontuais, o Windows pode não se comportar normalmente. Nesse caso, o mais prático é reiniciar o computador, fechando os processos paralisados ou em segundo plano, consumindo recursos.

Além disso, é recomendado abrir apenas os apps que precisamos. Nada de mil janelas abertas se você realmente usa três ou quatro no máximo. Feche os aplicativos que você não usa e abra eles no momento oportuno.

 

 

3. Verifique a memória

 

Com o Administrador de Tarefas, podemos ver a porcentagem do uso da CPU, o disco e a RAM. Se toda a memória estiver em uso, a Microsoft sugere que você coloque mais na máquina.

A RAM não é um dos componentes mais caros, e com baixo custo é possível duplicar a memória do computador.

Se você não quer mudar o seu hardware, é possível remover o arquivo de paginação, que é a forma como o Windows complementa a RAM usando o espaço livre do disco rígido.

Em Sistema > Avançado > Ver a Configuração Avançada do Sistema > Avançadas > Configuração > Modificar, troque a configuração do arquivo de paginação.

Indique o tamanho inicial e máximo em MB. Na parte inferior da janela de configuração, você verá o número recomendado que podemos indicar. Duplique ou triplique a quantiade de RAM (exemplo: se você tem 4 GB de RAM, indique 12 GB de paginação).

 

 

4. Restaure o sistema

 

Quando o Windows deixa de funcionar como deveria por conta de alguma mudança recente de configuração ou por você ter instalado ou desinstalado algum programa, a forma mais rápida de resolver o problema é voltando no tempo, restaurando o sistema.

Se tem um ponto de restauração criado (por você ou pelo próprio Windows), é possível restaurar o sistema para esse ponto.

 

 

5. Edite os programas de inicialização

 

Ao iniciar o Windows, vários programas de terceiros iniciam junto. Em muitos casos, esses programas nada agregam, e prejudicam a inicialização do sistema, que pode levar até minutos para ficar pronto para uso.

Em Administrador de Tarefas, desabilite os programas que você não precisa no início do Windows.

 

 

6. Vírus e malwares

 

O desempenho do Windows pode ser seriamente afetado por malwares em geral. Deixe sempre o Windows Defender atualizado, e faça uma análise aprofundada.

Também verifique a máquina com uma versão gratuita de outros antivírus para comprovar se há vírus ou programas danosos (duas recomendações: Malwarebytes e Kaspersky).

 

 

7. Verifique se há arquivos de sistema danificados

 

O Windows possui o SFC, ou comprovador de arquivos de sistema, para comprovar se os arquivos mais importantes do sistema estão em bom estado ou mal editados, causando problemas.

Acesse o Administrador ou execute o comando sfc /scannow, e verifique.

 

 

8. Desative efeitos visuais

 

Toda nova versão do Windows traz melhorias de funcionamento e design. Mas animações, sobretudo e outros aspectos visuais exigem mais do hardware. Se o seu computador tem baixo desempenho, desative os efeitos visuais.

Em Ajustes de aparência e desempenho do Windows > Opções de desempenho > Efeitos visuais, marque a opção Ajustar para um melhor desempenho.

Reinicialize o computador e veja as mudanças. Será um Windows menos bonito, mas com um melhor desempenho.

 

 

9. Desative o OneDrive

 

O OneDrive é um programa a mais rodando em segundo plano. Se você não precisa dele, desative para não consumir recursos do sistema.

Para isso, desative a sincronização de todos os arquivos e pastas no OneDrive.

 

 

10. Volte par as configurações de fábrica

 

Se todos os passos anteriores não resolverem, a última opção é apagar tudo e reinstalar o Windows.

A opção mais automatizada é Restaurar o computador. No Windows 10, está em Configurações > Atualização e segurança > Cópia de segurança > Restauração do PC.

Esta opção elimina qualquer arquivo, programa e configuração salva no Windows. Realize o procedimento apenas depois de fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos e documentos importantes.