plágio

 

A internet entrega um universo de informação, que pode ser muito útil para a grande maioria dos usuários. As notícias chegam ao mundo de forma mais rápida, e em tempo real, e qualquer pessoa hoje pode produzir conteúdos relevantes e interessantes na internet.

O problema é que, da mesma forma que a internet é democrática por permitir que todo mundo se torne hoje um produtor de conteúdo por excelência, também temos aqueles que se aproveitam dessa facilidade de acesso para usar o caminho mais fácil do processo: copiando e plagiando o conteúdo de quem investiu tempo e dinheiro na produção original de textos.

Infelizmente, esta prática é mais comum do que você pode imaginar. Muita gente simplesmente decide copiar o conteúdo dos outros e chamar de seu, sem menor cerimônia.

Isso prejudica o produtor do conteúdo original, já que alguns sistemas de verificação simplesmente ignoram a data de publicação do texto original, e o leitor do conteúdo, que é induzido ao erro quando acredita que aquele conteúdo foi produzido por um determinado autor, que na verdade não pensou naquele texto do começo ao fim.

Felizmente, algumas ferramentas online ajudam na hora de combater o plágio na internet. Uma delas é o plag.pt, uma ferramenta gratuita que promete identificar os plágios em textos produzidos, dedurando aqueles que não produziram o texto na íntegra.

Isso faz com que os sites que se utilizam de tal prática para obter maior visualização na internet percam credibilidade, fazendo um pouco de justiça para quem realmente trabalha sério com a informação na internet.

De forma prioritária, a ferramenta visa ser muito útil especialmente para os estudantes.

Durante pesquisas para trabalhos no ensino médio e universidades, é comum os alunos pegarem referências de várias fontes para produção dos seus textos. Porém, nesses casos, é fundamental que o aluno seja capaz de redigir o seu conteúdo de forma original, sem se valer (consciente ou inconscientemente) dos termos, expressões ou frases inteiras de algo que ele já leu durante o seu período de pesquisa.

Desse modo, o plag.pt é muito bem vindo, pois além de prevenir para eventuais problemas desse porte, pode otimizar a tarefa de detecção desses trechos de texto, tornando todo o processo de alterações algo mais prático e rápido.

 

 

Principais Características

 

 

O plag.pt consegue verificar os textos já publicados em toda a internet, nas mais diferentes categorias: sites, blogs, artigos, livros e revistas. Tudo é vasculhado para detectar possíveis plágios em um determinado texto.

A ideia aqui é detectar as similaridades entre os textos: palavras usadas por muitas vezes, frases similares, sentenças inteiras, expressões específicas… enfim, todos os elementos que podem indicar ou não uma tendência de plágio, ou a possibilidade desse texto analisado ser acusado de plágio.

Algo que, com essa ferramenta, pode ser perfeitamente evitado.

Para tudo funcionar, ele utiliza um preciso algoritmo de detecção, que é capaz de verificar trabalhos com mais de 1000 páginas, utilizando um sistema de navegação segura via SSL. Esse algoritmo estabelece uma pontuação para o texto em análise, o que facilita não apenas na análise do texto em si, mas também em estabelecer parâmetros comparativos para futuras análises, além de indicar ao usuário onde o texto dele tem mais problemas.

 

 

Sem falar que a ferramenta também é útil para os próprios produtores de conteúdos independentes. Afinal de contas, até mesmo os profissionais mais sérios podem acabar redigindo textos muito similares a algum outro que já foi publicado na internet, mas sem saber que esse texto já está disponível. É o tal do “inconsciente coletivo” que as vezes acontece.

Pensando nisso, o plag.pt permite também que o usuário corrija e edite rapidamente os documentos, sem precisar republicar um conteúdo na íntegra. Também é possível fazer o download do documento correto com o seu layout original, faz uma cópia de segurança online do conteúdo editado, além de outras funcionalidades que ajudam na entrega do melhor conteúdo possível.

 

 

É claro que, a essa altura do campeonato, muitos dos leitores já se perguntam como que o recurso se paga ou ganha dinheiro. Até porque não existe almoço grátis nesse mundo, certo?

O plag.pt realiza cobranças para relatórios e funções avançadas de buscas nos textos enviados. Por exemplo, se você deseja estatísticas avançadas sobre o texto que você acabou de enviar, vai precisar pagar por isso, seja por cartão de crédito ou via PayPal.

O inconveniente disso está no fato de você ter que pagar para descobrir onde exatamente o seu texto tem maior potencial de estar plagiando outro, além da possibilidade de alterar apenas os trechos que podem cair nesse erro, visando a originalidade e aumentando a produtividade.

 

 

O que pode amenizar isso é o fato que, pelo menos na sua primeira utilização, você pode receber créditos por promover o serviço nas redes sociais mais populares (Twitter ou Facebook), além do compartilhamento para os seus contatos via e-mail.

É uma troca: você promove o serviço, e ele te oferece algumas (poucas) vantagens.

 

 

A análise completa (que é a parte paga do serviço) oferece opções interessantes e que agregam valor.

Por exemplo, os textos marcados em vermelho mostram onde estão os mais elevados índices de similaridade do conteúdo produzido com algo que já foi publicado na internet, inclusive indicando a fonte que possui aquele mesmo conteúdo que está presente no seu texto, mostrando a similaridade das expressões e sentenças.

E é aqui que você pode fazer as modificações no seu texto para evitar maiores problemas futuros, deixando o seu conteúdo o mais original possível.

Paráfrases, correspondências e citações impróprias são claramente indicadas, para que o usuário possa fazer as modificações necessárias para tornar o conteúdo o mais original possível.

 

O plag.pt pode ser muito útil para leitores, estudantes do ensino médio e universitários, produtores de conteúdo e até mesmo pequenas editorias que tentam oferecer aos usuários o melhor conteúdo original possível. E tudo isso, com uma ferramenta simples, online e gratuita.