iphone-5s-novo-botão-home

Um dos recursos mais interessantes presentes no iPhone 5s foi a tecnologia de identificação biométrica. O potencial desse recurso é enorme, podendo ser utilizado para diversas finalidades, como por exemplo desbloquear o iPhone ou confirmar as compra feitas na iTunes. Porém, você, amigo desenvolvedor, que ficou empolgado com as possibilidades de uso do recurso, tire o seu cavalinho da chuva. A Apple afirma que os desenvolvedores não terão acesso ao sensor Touch ID.

Quem confirma a informação é ninguém menos que Phil Schiller, vice-presidente sênior da Apple. O executivo afirmou que acesso do recurso está vetado aos desenvolvedores, porém, não confirma se o recurso estará disponível no futuro ou não. Vale lembrar que Tim Cook, durante a apresentação do recurso no evento de ontem, afirmou: “você provavelmente pode imaginar os diversos (outros) usos (para o recurso).”

Resumindo: até uma segunda ordem, o Touch ID está fora do alcance dos desenvolvedores. A empresa reforça que as impressões digitais dos usuários não serão armazenadas nos seus servidores, para garantir a segurança dos usuários. Pensando em um espectro mais amplo, faz todo o sentido essa decisão da Apple. Apesar de entender que a maioria das pessoas são honestas e responsáveis (eu pelo menos quero acreditar nisso), você nunca sabe quando um desonesto pode utilizar esse recurso para atividades ilícitas. E pior: como ele pode ser criativo para prejudicar um grande grupo de usuários.

Via AllThingsD