duke-nuken-lost

O arquivo da Biblioteca do Congresso em Washington (EUA) compra mais de 400 jogos de videogames antigos por ano, com o objetivo de preservar o seu código. Normalmente, são cópias comerciais comuns, porém, um DVD gravado com uma chamativa etiqueta dizendo ‘Duke Nukem: Critical Mass (PSP)’ apareceu por lá. E esse disco contém o código completo de um jogo que nunca chegou ao mercado.

David Gibson, um dos técnicos da biblioteca, viu o disco pela primeira vez, e acreditava que era um simples vídeo de gameplay do jogo (vídeo no final do post). Porém, o disco é na verdade a única cópia conhecida de um jogo nunca lançado para o portátil da Sony.

Quando a GearBox comprou os direitos da franquia Duke Nukem, a Apogee estava a ponto de lançar o jogo. O que não aconteceu. Pouco tempo depois, foi lançado um jogo com o mesmo nome para o Nintendo 3DS, mas não é o mesmo jogo encontrado.

Gibson entrou em contato com a comunidade de desenvolvedores que programavam para o PSP, e eles confirmaram a autenticidade do disco, que contém uma cópia mestre com todos os arquivos para criar uma UMD do jogo. Porém, se ele vai funcionar é outra história. Alguns aspectos legais sobre a distribuição de material relacionado à Duke Nukem precisam ser vencidas, e depois disso, a ideia da biblioteca é disponibilizar esses arquivos publicamente.

 

Via Library of Congress