Desde os primeiros testes do seu conceito, o Windows 8 foi desenvolvido para dispositivos com telas sensíveis ao toque, mas também oferece uma experiência de navegação fácil e divertida quando usado com o mouse e teclado. A seguir, vamos mostrar uma lista dos movimentos gestuais mais importantes.

Comandos de toque

– exibir a barra de botões de acesso:
deslize o dedo na borda direita da tela até o centro para ver a barra de botões de acesso. A partir daí, você pode buscar, compartilhar, mudar as configurações do dispositivo, ou voltar para a tela inicial.
– abrir o último aplicativo utilizado: deslize o dedo a partir da borda esquerda até o centro para voltar ao último aplicativo utilizado.
– abrir a lista de comandos: deslize o dedo a partir da borda inferior ou superior até o centro para ver os comandos dos aplicativos.
– fechar os aplicativos: arraste um aplicativo a partir da borda superior até a inferior para fechar o aplicativo.
– tamanho da tela: faça o movimento de pinça na tela para reduzir ou ampliar a tela.
– desbloquear o PC: deslizar o dedo da borda inferior para cima para desbloquear a tela.
– Snap View: deslize o aplicativo lentamente para uma das bordas da tela e solte. Na sequência, deslize a barra de separação para ajustar as dimensões do aplicativo.
– desinstalar aplicativos: toque com o dedo em um aplicativo, e deslize o dedo para cima para desinstalar um aplicativo.

Teclado e mouse


– exibir a barra de botões de acesso:
coloque o cursor do mouse no canto superior ou inferior direito da tela e mova o cursor para cima ou para baixo para exibir a barra de botões de acesso.
– abrir o último aplicativo utilizado: coloque o cursor do mouse na parte superior esquerda, e clique para voltar ao último aplicativo utilizado.
– abrir a lista de comandos: clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo para ver a sua lista de comandos.
– fechar aplicativos: clique na borda superior do aplicativo, e arraste até a borda inferior da tela para fechar o aplicativo.
– tamanho da tela: para ampliar ou reduzir o tamanho da tela, basta você abrir a ferramenta de lupa incluída no sistema. Dentro da tela inicial, para ver todos os aplicativos em miniatura, temos que clicar no botão situado na parte inferior direita.
– desbloquear o PC: clique na borda inferior e arraste o cursor do mouse para cima, para desbloquear a tela.
– Snap View: clique no aplicativo dentro da lista de apps abertos, e mova lentamente até uma das bordas. A seguir, clique na barra de separação para ajustar as dimensões do aplicativo.
– desinstalar aplicativos: clique com o botão direito do mouse sobre um aplicativo para efetuar a desinstalação.

A equipe que desenvolveu o Windows 8 tentou ao máximo reduzir as diferenças dos movimentos gestuais para os movimentos realizados com o mouse, mas como você pode observar pelas listas, essas diferenças ainda existem. Esperamos que elas sejam ainda menores no futuro.

Via