Com os novos botões de acesso do Windows 8, podemos controlar nossos aplicativos e configurações mais utilizadas do sistema de forma simples. Para acessar a nova barra de botões de acesso, você pode usar o atalho rápido do teclado Windows + C, ou simplesmente deslizar rapidamente o dedo sobre a borda do lado direito, caso você esteja utilizando um equipamento com tela sensível ao toque, ou movendo o cursor para a borda inferior direita, com o mouse.

Os cinco botões de acesso nos oferece uma maneira mais fácil de controlar a experiência de uso oferecida pelo Windows 8. Vamos conhecer cada um deles a seguir.

– o botão de busca nos oferece uma potente ferramenta de buscas que encontrará qualquer configuração, aplicativo ou arquivo escondido em nosso dispositivo, mas se você estiver utilizando a busca dentro de um aplicativo, ele vai nos ajudar a encontrar elementos ocultos dentro do próprio aplicativo, além das buscas de novos aplicativos dentro da Windows Store.

– o botão de compartilhamento vai permitir que o usuário faça a transferência de informações de um dispositivo para outro, através de aplicativos previamente instalados a partir da Windows Store, como aqueles que integram funções de redes sociais como Twitter ou Facebook, ou em outros aplicativos nativos do sistema, com recursos pré-determinados pelo Windows 8. Por exemplo, você será capaz de compartilhar qualquer tipo de arquivo através de nosso e-mail, com um simples clique.

– o botão Iniciar, que atua da mesma forma como a tecla Windows do nosso teclado físico, tem como diferencial mudar a sua cor de acordo com a cor que temos ativa na nossa tela inicial, além de nos transportar rapidamente para o último aplicativo aberto a partir da tela inicial, ou vice-versa.

– o botão de dispositivos vai nos oferecer toda a informação necessária para a configuração dos dispositivos que estão conectados em nosso PC, facilitando por exemplo a maneira como outros monitores interagem com o nosso PC, além de permitir o envio de documentos ou páginas da internet diretamente para a impressora conectada ao nosso PC (recurso válido apenas quando temos o aplicativo aberto correspondente ao documento a ser enviado).

– o botão de configuração é um combinado do painel de controle tradicional, que nos oferece uma porta de acesso às informações mais importantes do dispositivo, uma vez que quando fazemos o clic sobre o ícone, é possível ativar ou desativar o modo avião, conectar à nossa rede Wi-Fi, aumentar ou diminuir a intensidade do brilho, mudar o tempo de exibição das notificações, aumentar ou diminuir o volume, e até desligar o computador de forma remota.

Se o usuário clicar no botão de configuração dentro de um determinado aplicativo, ele vai exibir uma lista de opções importantes. Por exemplo, no aplicativo de e-mail, é possível adicionar novas contas a partir do botão de configuração, ou escrever um comentário sobre qualquer aplicativo da loja, entre outras opções mais básicas.

Via