A partir de hoje, começamos uma série de posts no TargetHD.net para mostrar algumas das principais mudanças que o novo Windows 8 vai oferecer ao usuário a partir da próxima sexta-feira, 26 de outubro. Dessa forma, vamos apresentar para os usuários quais são as principais mudanças que o sistema vai sofrer, e no que ele precisa se focar logo depois de instalar o sistema operacional em sua máquina.

Para começar, a nova tela inicial do Windows 8. O usuário pode modificar essa tela para criar um espaço totalmente ajustado ao seu estilo de uso, oferecendo assim toda a informação que ele necessita para o desenvolvimento do seu trabalho ou entretenimento em um único lugar, como os contatos, previsão do tempo e próximos aniversários salvos no calendário.

Também é possível criar o design de distribuição de atalhos (ou caixas) de sua preferência, utilizando os vários temas e cores disponíveis nas opções de configuração na tela inicial. O usuário também pode acessar esses recursos deslizando os botões de acesso a partir da borda direita de sua tela, e clicando em Configurações > Mudar configurações do PC.

Pode parecer um pouco complicado encontrar o aplicativo que precisamos sempre na nossa vista, conforme aumenta o volume de aplicativos instalados a partir da Windows Store, e por esta razão, na nova tela inicial do Windows 8 existe a possibilidade de criar grupos personalizados de aplicativos de forma simples. Para isso, basta você criar o novo grupo vazio, selecionar os aplicativos que queremos mostrar dentro do novo grupo e dar um nome para esse grupo. Um processo muito semelhante para criar pastas de aplicativos (no Android) ou grupos de atalhos (no iOS).

Os aplicativos da tela inicial estão cheios de conteúdos que são atualizados em tempo real, para que possamos ver o que está acontecendo o tempo todo, e ficar por dentro das novidades das redes sociais e das fontes de notícias. Estes mesmos aplicativos tem dois tipos de tamanhos, onde podemos escolher, limitar seu dinamismo ou até mesmo eliminar da tela inicial com apenas um clique sobre o ícone do aplicativo.

Por fim, na nova tela inicial, você vai encontrar as opções em nosso nome de usuário para mudar nossa imagem da conta rapidamente, encerrar a seção ou entrar na tela de bloqueio do Windows 8, de forma semelhante com o que fazemos hoje com o Windows Phone, além de receber notificações de nossos aplicativos e informações de data e hora com a tela bloqueada.

Via