A experiência de início de sessão no Windows 8 foi completamente renovada, em um mundo em que os requisitos para criar uma senha válida são cada vez mais restritos, sendo as novas senhas mais longas e complexas. Por isso, a Microsoft decidiu implementar uma moderna, rápida e fluída maneira para iniciar a seção de uso do Windows 8, através da senha por imagem.

As combinações numéricas podem ser um problema para o consumidor, em níveis diferentes. Se as sequências são muito fáceis de se lembrar, elas acabam sendo muito seguras. Se as sequências são complexas demais, os usuários menos experientes correm o risco de esquecer essas senhas, e ter assim que iniciar um doloroso processo para recuperar essa valiosa informação.

Por essência, a senha de imagem é composta por duas partes que se complementam. De um lado, temos a imagem que nós escolhemos a partir da nossa própria biblioteca de fotos salvas no dispositivo, e por outro lado, o conjunto de gestos que vamos desenhar sobre essas imagens.

O processo para criar uma senha de imagem em nosso dispositivo com Windows 8 é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é acessar os botões de acesso, e clicar em Configurações > Mudar Configurações do PC, e uma vez acessada essa nova tela, basta você acessar o item Usuários > Opções de Início de Seção > Criar uma senha de imagem.

A partir daí, o assistente vai pedir para que você adicione a sua senha atual no Windows 8. A seguir, temos que escolher a imagem que queremos usar, escolhendo a foto que você quiser a partir de sua biblioteca de imagens. Depois, é só desenhar em cima da imagem a configuração de gestos, onde você pode adicionar círculos, linhas retas e pontos em nossa imagem, levando em conta que variáveis como o tamanho, a posição, a direção gestual e a ordem dos gestos passam a fazer parte da mesma senha.

Simples, prático e eficiente.

Via