A loja de aplicativos do Windows 8 permite que o usuário navegue por mais de 5 mil aplicativos disponíveis até o momento, que podemos encontrar utilizando a ferramenta de busca na barra de botões de aceso, ou através dos grupos que foram ordenados de forma que a sua identificação fosse a mais fácil possível.

A própria loja se encarrega de destacar os melhores aplicativos para o usuário, e oferece um acesso rápido aos aplicativos mais baixados, permitindo que o usuário conheça quais são os apps mais interessantes e populares, dando para o usuário um direcionamento sobre quais aplicativos podem ser instalados no seu equipamento.

A maioria dos aplicativos disponíveis na Windows Store são gratuitos, mas se em algum dos aplicativos for pago, você tem a possibilidade de testá-lo antes de pagar por ele (se o aplicativo assim o permite), tal como já acontece hoje nos jogos da Xbox Live. Vale lembrar que a regra do “teste antes de comprar” não é universal: alguns aplicativos podem ser testados. Já outros, só pagando mesmo.

Além disso, você pode fazer o download e instalação de aplicativos pagos em até cinco dispositivos com o Windows 8, para que você não precise pagar duas vezes pelo mesmo aplicativo. Como todo o acesso é feito por uma única conta, você tem essa liberdade de instalar nesse número máximo de equipamentos diferentes. Supondo que é normal que você tenha um computador no escritório, dois em casa e um tablet (e, se tem tudo isso, você é um cara feliz), essa pode ser uma grande vantagem na hora de comprar um aplicativo na Windows Store.

Para você comprar aplicativos na loja, é necessário adicionar um método de pagamento. Uma vez aberta a loja, basta você acionar a barra de botões de acesso, clicar em Configurações > Sua Conta > Informação de Pagamento > Faturamento, e seguir as instruções de inserção dos seus dados de cartão de crédito.

Também podemos configurar as preferências de nossa loja para poder encontrar mais facilmente aplicativos no nosso idioma nativo, ou com um alto número de características de acessibilidade, também através da barra de botões de acesso, mas dessa vez, clicando em Configurações > Preferências.

A loja de aplicativos do Windows 8 conta com um filtro de proteção infantil, onde podemos configurar a loja para determinar quais aplicativos os seus filhos menores poderão instalar no computador ou tablet, criando assim um ambiente mais seguro para os seus filhos.

É de se esperar um grande aumento no número de aplicativos disponíveis na loja depois do lançamento do Windows 8. Por enquanto, alguns títulos já confirmados pela divisão da Microsoft Studios no ato do lançamento do novo sistema operacional são a saga Angry Birds e o Kinectimals, que estarão inclusos no primeiro pacote de jogos.

Via