Sem sombra de dúvidas, o Word é uma das peças fundamentais de toda a suíte do Microsoft Office. A seguir, você poderá ver que essa nova versão está centrada em melhorar os aspectos relacionados com a leitura de documentos, o trabalho em equipe e o refinamento de pequenos detalhes do software.

Melhorar a leitura

Com o novo Word 2013, os usuários vão ter uma melhor experiência de leitura na tela, graças à ausência da barra de ferramentas, que provocavam distrações desnecessárias. A saber:

  • Novo modo de leitura: o texto é redistribuído de forma automática, em colunas, para facilitar a leitura.
  • Zoom: quando os usuários visualizam tabelas, gráficos, imagens ou vídeos online, basta tocar duas vezes com o dedo, ou fazer clique no mouse para aplicar o zoom.
  • Marcar o ponto de leitura: o Word 2013 marca automaticamente o último ponto visto. Ou seja, quando voltamos a abrir aquele documento, o Word 2013 vai abrir a última página que revisamos, inclusive se abrimos o documento em um equipamento diferente.

Trabalho em equipe

O uso compartilhado de documentos revisados por várias pessoas é mais eficiente do que em qualquer outra versão do Word já lançada. Além disso, a marcação simples de uma revisão oferece uma visão clara de mudanças que foram realizadas no documento. E, se uma tarefa proposta em um comentário foi realizada, podemos fazer a marcação de concluído, e todo o grupo fica sabendo disso.

  • Responder comentários: o novo Word 2013 inclui a opção de responder comentários ao lado do texto que está sendo revisado, aumentando a produtividade na hora de fazer trabalhos em equipe.
  • Uso compartilhado simplificado: de forma predeterminada, nossos documentos serão salvos no SkyDrive ou no SharePoint. Os usuários poderão enviar um anexo do arquivo para outras pessoas do grupo, com diferentes permissões de edição e leitura.
  • Apresentação online: no novo Word 2013, os usuários poderão compartilhar seus documentos com outras pessoas, mesmo que elas não contem com o Word instalado em seu PC, através do Office Web Apps.

Melhora dos detalhes

O Word 2013 se centrou nos detalhes finais dos documentos, para que todos contem com um toque profissional, quando necessário.

  • Guias de alinhamento: com a nova versão, é possível alinhar fotos, vídeos ou diagramas no texto, de forma muito simples.
  • Distribuição dinâmica: o texto se redistribui automaticamente ao arrastar uma foto ou vídeo, mostrando uma pré-visualização de como o texto vai ficar em sua versão final.
  • Suporte ao PDF: com o Word 2013, os usuários poderão abrir e editar o conteúdo de arquivos PDF, como se eles fossem um documento qualquer do Word.

O nosso especial de posts sobre o Microsoft Office 2013 continua amanhã, quando falaremos do PowerPoint 2013.