A Microsoft continua na sua iniciativa de explorar todas as possibilidades do seu sensor de movimento do Xbox 360. Rumores apontam que a empresa está planejando uma integração do o Kinect em uma próxima geração de televisores com recursos inteligentes.

Fontes próximas ao segmento do Kinect informaram ao site The Daily que a empresa de Redmond não vai poupar esforços para colocar o seu sensor de movimento no maior número de residências possível, até mesmo em lares que não contam com um Xbox 360. Segundo a fonte, a Microsoft está em estágios iniciais de licenciamento da tecnologia do Kinect para grandes fabricantes no setor de televisores, como a Sony e a Vizio.

Essas futuras TVs com a tecnologia do Kinect seriam compatíveis com o Windows 8, permitindo assim o controle de sua interface Metro, quando conectadas aos desktops ou notebooks. Mas o principal objetivo dessa integração é o controle completo da TV através dos gestos. Com isso, um simples agitar de braços poderia ligar ou desligar a TV, uma posição específica de braços promoveria a troca de canais, um levantar das mãos o aumento de volume, entre outros recursos.

O sistema também seria capaz de reconhecer os usuários individualmente, ativando opções personalizadas do equipamento, identificando os canais preferidos da pessoa que está diante da tela, ou retornar ao canal preferido do usuário, em caso de desligamento automático da TV, ao detectar que ninguém está diante do aparelho na sala.

Tais inovações podem colocar a Microsoft e seus parceiros em um outro patamar no segmento de entretenimento doméstico. Com o sucesso do Kinect, é natural que a empresa de Redmond busque novas soluções comerciais, para obter mais lucros, e conquistar o importante mercado de entretenimento doméstico. Se tudo isso que vimos será verdade um dia? Só o tempo dirá.

Via The Daily