Macintosh-Plus

Olha só como é o mundo da tecnologia. Um produto de um passado remoto e muito distante pode aproveitar as maravilhas da internet (com algumas limitações, é claro), com a ajuda da tecnologia do presente. Jeff Keacher apresentou um novo projeto pessoal de um computador pessoal, onde ele revitalizou o seu Macintosh Plus, com 27 anos de vida, dotando o produto de uma conexão de internet, com a ajuda de um mini PC Raspberry Pi.

Esse Macintosh Plus é equipado com especificações que, na época (1986), eram consideradas elevadas, mas hoje, qualquer celular (ou feature phone) consegue ser mais potente: processador de 8 MHz, 4 MB de RAM, 50 MB de armazenamento em disco rígido, e tela em preto e branco, com resolução de 512 x 384 pixels. “Ah, bons tempos aqueles…”, dirão os mais saudosistas.

Keacher equipou o jurássico computador com uma cópia do MacWeb 2.0, um navegador de internet dedicado ao seu sistema operacional, que foi adaptado para os padrões FTP para se conectar ao Raspberry Pi para emular um modem dial-up (sim, amigos… aquele que utilizava a linha telefônica, impedindo que o restante da família utilizasse o telefone de casa normalmente). Aliás, vale o registro que nem é necessário um modem dial-up para realizar o acesso com esse computador.

Para explicar melhor como tudo funciona, veja o vídeo abaixo, que mostra como tudo funciona.

 

Via Geeky-Gadgets