A pergunta que não quer calar: afinal de contas, o que o Dell XPS Duo é? Um ultrabook? Ou um tablet? Para responder a esta pergunta que tira o sono de muitas pessoas (nem tanto), podemos definir o novo lançamento da Dell na IFA 2012 como “o meio termo” entre as duas modalidades de equipamentos, ou do contexto que você queira aplicar o produto.

Contando com uma elegante tela touchscreen, o produto foi especialmente planejado para tirar vantagem de todos os benefícios do sistema operacional Windows 8, contando com todo o tipo de interação com o menu através do toque. Por outro lado, para quem precisa de uma maior produtividade para a produção de textos e outras tarefas, o XPS Duo 12 possui um teclado físico “completo”, com uma estrutura com uma borda muito bem desenhada, que permite o encaixe do tablet de forma perfeita, sem se notar nenhum tipo de adaptação, completando assim o conceito de ultrabook/tablet.

Ou seja, a proposta é perfeita para usuários mais sérios, que querem efetivamente trabalhar com produtividade no produto, mas que, nos momentos de lazer, querem ter o benefício e a praticidade do tablet à mão. Graças à esse design é possível fazer essa migração de laptop para tablet (e para laptop novamente) de forma prática, rápida e simples.

Falando um pouco de algumas de suas características técnicas. O Dell XPS Duo 12 possui uma tela Full HD que está apta a exibir uma quantidade maior de pixels de até 97%, se comparada com as telas HD tradicionais. O modelo conta com uma estrutura de alumínio e fibra de carbono em seu chassi, e o revestimento Gorilla Glass da tela reforça a proposta de segurança, oferecendo durabilidade e leveza ao conjunto.

Assim como o Dell XPS 12, o Dell XPS Duo 12 também estará disponível no mercado assim que o Windows 8 for lançado, no dia 26 de outurbo. Seu preço não foi revelado.

Via CNET