650_1000_allseen-alliance

Dell, Intel, Samsung, Atmel e Broadcom anunciam a Open Interconnect, uma aliança que tem como objetivo criar um padrão comum de código aberto que seja compatível entre os diferentes gadgets e dispositivos distribuídos por essas empresas, como tablets, smartphones roteadores, computadores eletrodomésticos. É mais um acordo estratégico que mostra o compromisso das marcas com a chamadas “internet das coisas”.

Esse consórcio quer estabelecer especificações e certificações abertas, mas seguras para ser usadas por qualquer um. Um ponto a favor em relação à iniciativa liderada pela Qualcomm e Microsoft é que por enquanto se define como proprietário, onde apenas as empresas que participam do consórcio poderão utilizá-lo.

O objetivo da Open Interconnect é conectar os próximos 25 bilhões de dispositivos na internet das coisas. Todas as partes dese acordo se comprometeram a investir o tempo de seus engenheiros e recursos financeiros para que os primeiros frutos dessa aliança possam ser vistos já nesse terceiro trimestre de 2014.

Vale lembrar que um dado da IDC revela que, para 2020, 212 bilhões de dispositivos estarão conectados na internet das coisas. Tudo indica que na próxima IFA já veremos alguns avanços direcionados ao lar conectado.

A Open Interconnect se soma à AllSeen Alliance, que é impulsionada pela fundação Linux, e que também busca criar padrões de código aberto para conectar diferentes dispositivos. Veremos qual padrão acaba se tornando “o padrão” nessa nova disputa, que ainda não conta com gigantes como Apple e Google. Ainda.

Via The Next Web