Dell Tablets Android

A Dell anuncia que vai deixar de fabricar dispositivos com o sistema operacional Android, e não veremos um novo produto da linha Venue chegando ao mercado.

A linha Dell Venue foi muito bem recebida, por conda da combinação de características que apresentavam designs conversíveis com acabamento premium. O objetivo era competir com o Surface e o iPad Pro, mas pelo visto, a estratégia não deu certo.

 

A aposta agora é no Windows e no Chrome OS

Dell Conversível Windows 10

Os modelos da linha Dell Venue contavam com telas OLED e câmeras 3D RealSense, com preço inicial sugerido de US$ 500. Depois, tablets conversíveis a partir de US$ 300 foram lançados. Porém, o que sentenciou a série foi a aposta no Android, que tradicionalmente nunca teve destaque nesse formato de dispositivo.

A Dell explica que o mercado está saturado, com uma clara redução da demanda dos consumidores. Por isso, eles abandonam o Android, focando seus esforços no Windows e no Chrome OS para esse tipo de formato, cuja popularidade aumenta a cada dia com essas duas plataformas.

A decisão também resulta no fim das atualizações do sistema operacional para esses dispositivos, mas a manutenção do suporte durante o período de garantia vigente. A regra vale inclusive para o mini computador Wyse Cloud Connect.

O fim do uso do Android em dispositivos 2 em 1 parece ser uma tendência de mercado. HP e Lenovo também reduziram o desenvolvimento desses dispositivos, apostando no Windows 10 como sistema operacional principal e até no Chrome OS, que deve crescer com o suporte aos aplicativos Android.

O mesmo acontece com os tablets, que tiveram sua demanda reduzida consideravelmente. O top 5 do último relatório da IDC é composto por (na ordem) Apple, Samsung, Amazon, Lenovo e Huawei.

Via PC World