roubo smartphone

 

Um experimento social que surpreende. É algo tão simples quanto o título desse post.

Um holandês deixou que alguém roubasse o seu smartphone, com o objetivo de criar um documentário sobre a vida do ladrão do dispositivo. Menos espetacular que o modo que tudo aconteceu é ver como é o tipo de pessoa que rouba o smartphone.

São pessoas comuns, que se aproveitam da casualidade da vida.

O documentário Find my Phone foi feito da seguinte forma: o diretor do filme Anthonry van der Meer comprou um smartphone e instalou o aplicativo Cerberus, que permanece na raiz do dispositivo, tomando o controle absoluto do mesmo a partir de servidores em caso de perda ou roubo.

Ainda que o ladrão não percebam o aplicativo está lá. Desse modo, Anthony conseguiu acessar as localizações e outros detalhes do usuário que roubou o dispositivo.

Desse modo, podemos ver como é possível violar a privacidade de alguém que violou a sua facilmente. Além disso, o fruto da investigação criou uma imagem do ladrão que pouco ou nada tem a ver com o usuário que estava no local, e que no mundo virtual são bem diferentes do que são na vida real.

O documentário tem legendas em inglês, o que permite ter uma boa ideia dos diálogos. É um projeto interessante, que vale uma conferida, nem que seja pela mera curiosidade.