Como alguns de vocês já estão percebendo, o Gmail está fora do ar para alguns usuários, com o código que você vê acima (502). Curiosamente, o problema está acontecendo na versão web do serviço. Mais curioso ainda é que a página de serviços e aplicativos do Google mostra que não há nenhuma anormalidade em nenhum dos serviços registrados pelo Google. Veja abaixo:

Para quem está aflito, já imaginando que precisa receber ou enviar aquele e-mail urgente, não precisa entrar em pânico. Pelo visto, o problema é focalizado no serviço web do Gmail, pois por outros meios de acesso (clientes de email, aplicativo para dispositivos móveis, etc), o serviço pode ser acessado normalmente.

Também acredito que a falha é momentânea, uma vez que para alguns usuários, o serviço web de emails do Google já está em funcionamento, mas alguns usuários ainda afirmam a impossibilidade de funcionamento do Gmail e do GTalk. Outros usuários também relatam problemas no Google Play e dificuldades de acesso com o navegador Chrome.

ATUALIZADO em 10/12/2012 @ 17h34: 40 minutos depois das primeiras identificações de quedas, o Google informou em nota que havia detectado e resolvido o problema, mas sem entrar em detalhes sobre a sua causa. De acordo com sua nota oficial, o problema aconteceu entre 14h30 e 15h10 (horário de verão de Brasília), afetando tanto os usuários de desktops quanto de dispositivos móveis no Gmail. Pede desculpas pelos incidentes, e reafirmam o compromisso máximo de manter a estabilidade do sistema, além de investir em melhorias no sistema.

No status de alertas do Google, o evento foi classificado com a coloração laranja, o que significa uma falha no serviço, e não uma interrupção completa. É raro ver os servidores do Google enfrentando problemas, ainda mais em níveis internacionais, uma vez que seus servidores são considerados excelentes, e com uma equipe extensa, que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para manter o sistema no ar e funcionando. Bom… é de se preocupar quando isso acontece.