Todos os anos, o Twitter faz um resumo de como foi o ano de acordo com a manifestação dos usuários de sua rede social, e exibe os resultados em uma publicação especial, mostrando as experiências mais engajadas, o momentos mais importantes e assuntos mais comentadas dos últimos 365 dias (apesar do ano de 2012 ainda ter terminado oficialmente). E em 2012, aconteceu de tudo: desde o “Four More Years” do Barack Obama, até um tweet enviado de Marte!

O “best of 2012” do Twitter mostra os principais assuntos da rede no ano, além dos recordes individuais dos usuários. Tivemos duas quebras de mensagens com o maior número de RTs da história, e por consequência, as duas mensagens mais propagadas de 2012. Os autores das mensagens, você já conhece: Barack Obama (a primeira mensagem após a confirmação que ele foi reeleito presidente dos Estados Unidos) e Justin Bieber (que comentou sobre o falecimento de uma jovem fã, por decorrência de um câncer raro no cérebro).

Algumas menções também receberam destaque. Exemplos: o tweet do jogador de futebol americano TJ Lang sobre a greve dos árbitros da NFL, eventos ligados aos Jogos Olímpicos de Londres, sobre um ator de anime japonês, que se casou com um colega de elenco, entre outros fatos pitorescos e históricos.

Eventos históricos também foram registrados como alguns dos mais comentados no Twitter, e são chamados de “Pulse of Planet” (ou “Pulso do Planeta”), como os protestos da SOPA/PIPA, a morte da cantora Whitney Houston, as semi-finais da UEFA Champions League, o furacão Sandy, o Super Bowl, a final da UEFA Euro 2012, o MTV Video Music Awards, a eleição presidencial dos Estados Unidos, os Jogos Olímpicos de Londres, entre outros.

No segmento “Only on Twitter” (ou “Apenas no Twitter”), você pode encontrar exemplos de como a rede social pode ser orgânica, ou com uma interação considerável dos internautas, com mensagens relevantes, fotos e vídeos publicados. Os exemplos citados são: o pouso da Curiosity em Marte, as imagens do furacão Sandy coletadas da Estação Espacial Internacional, imagens do fundo das piscinas olímpicas em Londres, os tweets enviados pelo montanhista japonês Nobukazu Kuriki em sua escalada ao topo do Monte Everest, diversas fotos de fãs que viram a nave Enveavour na sua última viagem para Los Angeles, ente outros eventos.

Para ver a lista completa, acesse: 2012.twitter.com. Ah, aproveite o tema e siga a gente no Twitter, no @TargetHD e no @oEduardoMoreira (que é quem escreve os textos desse blog).