google-daydream

A Google apresentou na Google I/O 2016 o Daydream, um novo projeto que pretende oferecer uma realidade virtual de alta qualidade no smartphone.

O Daydream chega junto com o novo Android N durante o outono (do hemisfério norte), e essa tecnologia quer dar um passo além do que o alcançado com o Google Cardboard, através da combinação de smartphones compatíveis com esta especificação, um design de referência para os óculos, um controle especial para o projeto, além de uma seção específica da Google Play para os novos conteúdos de realidade virtual.

A Google explica que essa nova experiência de realidade virtual de alta qualidade para smartphones é baseada em três componentes:

1. Smartphones

A Google vai estabelecer uma série de requisitos para os smartphones compatíveis com o Daydream, inclusive uma série de sensores, um determinado tipo de tela ou processadores específicos que garantem uma latência inferior a 20 milissegundos no modo de realidade virtual. Vários fabricantes oferecerão dispositivos compatíveis com essas especificações no ato do lançamento da plataforma (Samsung, HTC, LG, Xiaomi, Huawei, ZTE, ASUS e Alcatel).

2. Design de referência

A Google falou também de um novo tipo de óculos de realidade virtual que vai um passo além do Cardboard. A grade novidade não está necessariamente nos óculos, mas sim no fato deles acompanharem um pequeno, porém ‘potente e intuitivo’ controle com trackpad e sensor de orientação, que permite um melhor deslocamento no mundo virtual.

 

3. Aplicativos

O terceiro elemento chave do Daydream é o software. A Google oferecerá uma seção específica na Google Play dedicada a aplicativos, jogos e conteúdos de realidade virtual, onde grandes provedores já preparam seus lançamentos nesse sentido (The New York Times, CNN, HBO Now, Netflix, NBA, Hulu, Lionsgate e IMAX). Podemos esperar surpresas interessantes nesse sentido.

google-daydream-02

Na breve demonstração da plataforma, foi possível ver como a loja de aplicativos poderá ser utilizada com os novos componentes, além de uma mostra sobre como o pequeno controle interage com os jogos.

Repetindo: o Daydream só chega ao mercado durante o terceiro trimestre de 2016.

Via The Verge