windows-10-mobile-windows-phone

Mais um mês chegou, e mais uma análise da Kantar WorldPanel mostra o cenário de vendas de smartphones agrupados por sistemas operacionais nos principais mercados do planeta.

Normalmente destacamos a evolução do Android e do iOS nos diferentes países, mas a espera da chegada dos novos smartphones da Samsung, LG, Sony e Apple deixam os dois sistemas mais ou menos no mesmo cenário. Mais interessante é ver a posição do Windows nas vendas de smartphones, em um cenário nada animador para a Microsoft, que continua retrocedendo até em mercados onde era muito popular.

O duopólio Android/iOS seguie muito forte. Mais forte do que nunca. Na maioria dos mercados, o Android ganhou cota de vendas nos últimos três meses encerrados em fevereiro, em detrimento do iOS, provavelmente por conta da espera do iPhone SE. Mas o que preocupa é que, fora do duopólio, o espaço que resta é cada vez menor. Android e iOS juntos superam os 90% das vendas em todos os mercados.

O resultado para a Microsoft é evidente: uma forte queda o Windows em seus mercados mais fieis. Na Itália, país com maior cota do sistema operacional, passou de 14.4% das vendas para 6.7%. Agora, o maior mercado para o Windows é a França, cm 7.4%, mas também com queda (era 14.2%).

kantar-abril-2016

O cenário para os demais mercados é semelhante, onde o Windows só conseguiu avançar no Japão e, mesmo assim, passando de 0.3% para 0.5%, enquanto que na China se mantém em 0.9%. E o que é pior: depois da decepção que foi a atualização para o Windows 10 Mobile (que não vai chegar a tantos smartphones como esperado), a situação pode ser ainda pior nos próximos meses.

Via Kantar