iphone-loop

Ao longo dos anos, alertamos sobre diversos erros de software dos mais curiosos em diversas plataformas. Porém, esse é um dos mais chamativos que já vimos. Um usuário do iOS publicou no Reddit sua descoberta: ao introduzir a data 01/01/1970 nos Ajustes do iPhone, o smartphone ficaria completamente morto e inutilizável, em modo loop infinito, e sem a possibilidade de sequer poder restaurá-lo.

O vídeo abaixo mostra em detalhes como é essa falha:

 

Ao que parece, o bug afeta todos os dispositivos com iOS 8 ou posterior que contam com o processador de 64 bits (a partir do iPhone 5s). Ainda que a grande maioria dos modelos que passaram pelo bug fiquem totalmente sem vida, existem relatos de usuários que, depois de tentarem o truque (e é preciso ter coragem para isso), conseguiram recuperar o seu iPhone depois de cinco horas de espera, enquanto que outros solucionaram trocando o SIM card.

Para os demais, não há outra solução, a não ser:

1. ir até uma loja Apple e mandar o smartphone para uma assistência técnica;
2. tentar uma solução caseira, publicada por JerryRigEverything no YouTube (é um processo delicado, e implica abrir o iPhone e desconectar a bateria.

 

A grande pergunta que fica é: por que isso acontece com essa data em específico?

Ainda que pareça algo ilógico ou arbitrário, há uma possível explicação: parte disso vem do fato do iOS derivar do OS X, que por sua vez é baseado no Darwin BSD, um sistema operacional do tipo UNIX, que conta o tempo a partir da data 01/01/1970. Em princípio, isso não deveria causar problemas. Porém, introduzir essa data em alguns fusos horários pode resultar em um valor inferior a zero, provocando a falha de loop infinito do sistema.

A Apple ainda não se pronunciou a respeito, de modo que a única recomendação válida para manter o seu dispositivo seguro é não tentar o experimento, ficando no ano de 2016.

Via 9to5mac, ApplesferaReddit, YouTube (Zach Straley)