Uma versão falsa do site americano de jogos Gamekeyz foi criada por um grupo de crackers, com o objetivo de atrair os jogadores do game Counter Strike para golpes virtuais. Milhares de usuários ao redor do planeta foram vítimas da fraude, incluindo gamers brasileiros, ávidos por obter algum tipo de vantagem no jogo de tiro em campanha.

O golpe acontecia da seguinte forma: os gamers receberam e-mails que seriam da Gamekeyz verdadeira, com um suposto link promocional, onde convidava os usuários a preencher um cadastro em troca de 500 senhas de acesso para jogar Counter Strike online. Obviamente, o conteúdo do link redirecionava para o conteúdo da fraude. Uma vez que os jogadores clicavam no link, eles eram direcionados para um site onde a pesquisa deveria ser respondida, onde os usuários tinham que fornecer dados como e-mail, senhas e número de cartão de crédito. Dados esses que nenhum tipo de pesquisa online pede.

A empresa de segurança Bit Defender descobriu a fraude, e informa que esses dados podem alimentar bancos de dados que serão utilizados para novas fraudes ou ataques de pishing. Normalmente os gamers que caem nesse tipo de golpe são justamente os mais gananciosos, que buscam vantagens e ofertas tentadoras para uma melhor performance nos jogos. A tática é antiga, mas funciona, uma vez que cada vez mais as pessoas estão caindo nesse tipo de armadilha.

Via Tecnologia – EXAME