A Sociedade de Engenharia da Toyota no Japão apresentou o CUE, um androide jogador de basquete que é capaz de encestar com assombrosa precisão, inclusive vencendo o duelo de lances livres contra jogadores profissionais.

O CUE está fixado a uma plataforma com rodas, onde se inclui o sistema e mecanismo necessários para a sua operação. Ou seja, ainda não é autônomo, o que limita o seu grau de impressionismo.

Mesmo assim, é um androide que mede 190 cm de altura, impulsionado por inteligência artificial, cujo objetivo é ajudar o jogador a realizar os melhores arremessos. Antes de ir para a quadra, o CUE praticou mais de 200 mil tiros, ajustando assim a sua força e pontaria.

 

 

O robô é parte de um projeto desenvolvido por um grupo de engenheiros da Toyota nas horas vagas, e é inspirado em Sakuragi Hanamichi, protagonista do mangá Slam Dank. Detalhe: os engenheiros não contam com qualquer tipo de experiência prévia em robótica.

O CUE é um projeto apenas pela diversão, e não há planos de desenvolvimento de uma versão mais sofisticada ou com caráter comercial. A Toyota também afirma que não há planos de transformar o projeto em produto para o consumidor final.

 

 

 

Via NewsWeek