cubimorph-ed

Um gripo de pesquisadores da Universidade de Briston desenvolveu a Cubimorph, uma tela reconfigurável que adota diferentes formas, podendo se valer dos dispositivos modulares com múltiplas formas.

A Cubimorph funciona através de uma estrutura de pequenos cubos que contam com seis pequenas telas, que giram e rotacionam entre si, com um movimento que lembra o cubo de Rubik, adotando formas bem estranhas, que transformam completamente o dispositivo.

Por exemplo, se vamos utilizar o dispositivo como um smartphone, as peças se colocariam como um retângulo plano, para que o dispositivo possa ser guardado no bolso. Se for utilizado como um videogame portátil, os pequenos cubos se alinhariam para criar pequenas empunhaduras para um agarre mais cômodo. A melhor parte é que os usuários não precisam realizar todos os movimentos dos cubos, já que pequenos motores e um complexo algoritmo se encarregam do processo.

O projeto ainda tem muito o que se desenvolver, e por enquanto é uma ideia ainda bem complexa. Porém, seus criadores não temem o caminho que precisam percorrer, e não tem dúvidas em confirmar que apresentarão seus avanços na Conferência Internacional de Robótica e Automação, que acontece em Estocolmo (Suécia).

A seguir, um vídeo demonstrativo do conceito geral da Cubimorph.

 

Via CNETBristol Interaction Group