QPlay

Muita gente que lê o TargetHD conhece o TiVo, mesmo não sendo um serviço mundial. O pioneiro no segmento de DVR (Digital Video Recorder, ou gravador de vídeo digital), que hoje está presente nas principais operadoras de TV por assinatura do Brasil e do mundo, anunciou um novo produto, o QPlay, que nada mais é do que um adaptador que chega para competir diretamente com o Roku.

O QPlay vai permitir o streaming de serviços de internet multimídia, tanto grátis como pagos, como Netflix, Hulu e YouTube, que se conecta na TV, sendo quase tão pequeno quanto um pendrive ou HD portátil. De quebra, o dispositivo pode ser controlado completamente a partir do iPad.

Obviamente, todo o vídeo será reproduzido a partir da nuvem, o que permite que você utilize o iPad para outra atividade, ou até mesmo desligá-lo durante a reprodução do conteúdo. Para quem não tem um iPad, também está disponível um aplicativo para o iPhone, e para os smartphones Android, um aplicativo será lançado no futuro.

O que torna o QPlay diferente do Chromecast ou do Roku é que ele conta com listas de reprodução automáticas, criadas a partir de feeds do Twitter ou RSS, conhecidas como “Qs”. Isso quer dizer que se, por exemplo, você quer ver tudo o que as pessoas que você segue no Twitter, você pode fazer isso. E não precisa configurar nada. O mesmo pode acontecer com todas as suas assinaturas do YouTube, ou criar a sua própria lista a partir do zero.

O dispositivo está disponível em fase de early adopters, com poucos recursos disponíveis. No estágio atual, ele apenas permite ver os vídeos do YouTube, Vimeo e similares. Para o futuro, além de oferecer aplicativos para Android, também é esperada a integração com o Hulu, Netflix e outros. Além disso, eles planejam manter os aplicativos móveis gratuitos, mas agregando serviços adicionais que serão pagos.

O QPlay tem preço sugerido de US$ 49.

Via GigaOM