imessage

Andrew Vyrros era um dos desenvolvedores mais importantes da Apple. Foi ele o idealizador do aplicativo de mensagens iMessage, do FaceTime e alguns dos principais serviços de notificação do iOS. Pois bem, o “era” é porque Andrew abandonou a Apple há seis meses, e só agora revelou o motivo de sua saída: fazer parte da equipe do Layer, um novo aplicativo de mensagens instantâneas.

Atualmente em fase de bata fechado, o Layer parte de uma ideia interessante. Ainda que seja um aplicativo como tal, ele se trata mais de ser uma plataforma própria de mensagens, que se infiltra em todos os aplicativos do smartphone. Dessa forma, podemos enviar arquivos, mensagens casuais, iniciar chats, enviar mensagens ou compartilhar nossa localização a qualquer momento, e a partir de qualquer aplicativo. Os desenvolvedores que quiserem integrar esta plataforma ao seu aplicativo só precisam adicionar algumas linhas de código ao programa original.

O Layer será um sistema multiplataforma (iOS, Android e Windows), e também contará com o seu próprio espaço de armazenamento na nuvem, serviços de notificação e demais funções consideradas úteis em um aplicativos de mensagens. O próprio Vyrros explica que “se você quer segurança, estabilidade, baixo lag, largura de banda e bom gerenciamento de consumo de energia, programar um aplicativo pode ser muito difícil. O Layer oferece uma experiência que vai além de um simples aplicativo, já que é toda uma plataforma”.

O Layer estará disponível ao longo do verão norte-americano. Além de Andrew Vyrros, a plataforma conta com alguns outros grandes nomes, como Jeremie Miller, um dos criadores da linguagem XMPP da Jabber, ou George Patterson, ex-diretor de operações do Open DNS.

Via The Verge, Layer