Bitcoin

O verdadeiro criador da moeda virtual Bitcoin seria o empresário australiano Craig Wright. O próprio está afirmando isso em diferentes veículos de imprensa, e é confirmado por destacados membros da comunidade de tecnologia e desenvolvimento de sistemas.

Se essa informação estiver correta, chega assim ao fim anos de especulações sobre o que aconteceu com a ideia original onde se baseia todo o sistema da moeda virtual, eletrônica, descentralizada e independente de emissores centrais. O Bitcoin não só vem sendo utilizado por importantes representantes do comércio geral, como também em setores alternativos, indo de lojas de jogos virtuais até a deep web, no comércio de itens não muito lícitos.

Craig Wright revelou sua identidade para vários veículos de imprensa, incluindo a BBC (vídeo no final do post), aportando diferentes provas como assinaturas digitais das mensagens que utilizaram chaves criptografadas criadas durante os primeiros dias do desenvolvimento do Bitcoin. As mensagens teriam sido enviadas para o renomado criptógrafo Hal Finney, o engenheiro principal que ajudou a converter as ideias de Wright no protocolo da moeda virtual.

bitcoin-tecnologia

Jon Matonis, economista e um dos diretores da Fundação Bitcoin, disse que estava convencido de que Wright era o verdadeiro criador da moeda virutal, depois de “examinar provas criptográficas, sociais e técnicas”. Vale destacari que Jon não cita provas materiais em sua investigação.

Craig Wright declarou que só quer trabalhar, e não visa lucros financeiros ou visibilidade por conta do sucesso do Bitcoin: “Não quero dinheiro. Não quero fama. Não quero adoração. Realmente não quero ser o rosto público de nada.”, disse nosso protagonista para BBC.

Até agora, conhecíamos a mente por trás da popular moeda virtual como Satoshi Nakamoto, e Craig afirma que se viu obrigado a revelar sua identidade para frear as especulações de um mistério que durava anos.

Se calcula que Craig possui hoje 1 milhão de moedas virtuais que, convertidas, valem hoje US$ 450 milhões. Estima-se que, hoje, estão em circulação 15.5 milhões de Bitcoins. Cada bitcoin vale hoje aproximadamente US$ 449.

Vídeo a seguir.

 

Via BBCThe Economist