vendas-smartphones_q2-2015

Um novo relatório da Counterpoint Research revela como ficou o mercado de smartphones no segundo trimestre de 2015, e não temos surpresas nas posições, mas sim nas porcentagens de vendas.

A Samsung ainda é líder global do segmento, com 21% de cota durante o segundo trimestre de 2015 (entre os meses de abril, maio e junho). Em segundo lugar ficou a Apple, com 14%, mas é sempre bom lembrar que os norte-americanos contam com um portfólio de smartphones muito menor que o dos sul-coreanos, o que torna mais relevante essa vice-liderança.

A Huawei completa o pódio com 9%, seguida com certa margem por Xiaomi e ZTE, que contam com 5% de mercado cada. A posição da Xiaomi merece destaque, já que sua distribuição fora da China é bem limitada. Na sexta posição ficou a LG (4%), seguida pela TCL/Alcatel (3%).

O relatório da Counterpoint Research também revela os dados divididos por continentes, mostrando que a Apple supera a Samsung nos Estados Unidos (34% contra 26%), enquanto que os coreanos lideram em todos os demais mercados (Europa, Ásia, América Latina e África/Oriente Médio), com o segundo posto variando em diferentes regiões (Apple, LG, Huawei). A Xiaomi e a Huawei dividem a terceira posição na Ásia, com 10% de cota cada.

O relatório também mostra dados sobre as vendas de todos os tipos de telefones móveis no mercado, incluindo smartphones e os celulares tradicionais. Aí, os dados mudam significativamente, mas com algumas posições mantidas.

A Samsung mantém a liderança, mas com uma cota de 19%. A Apple segue em segundo, com 10%, e a Huawei mantém a terceira posição, mas com 7%. A surpresa é a quarta posição da Nokia, com 6% de mercado.

Não há grandes mudanças no mundo da telefonia móvel. O duopólio Samsung/Apple continua. A briga existe mesmo na terceira posição, onde Huawei, Xiaomi e ZTE contam com números parecidos. E nenhuma das três contam hoje com uma vantagem muito clara.

Via MobileBurn