Windows10_dezembro

A cota de mercado do Windows 10 voltou a crescer no mês de dezembro de 2015, fechando o ano próximo aos 10%, de acordo com os dados do NetMarketShare.

Se seguir essa tendência, tudo indica que no próximo mês de fevereiro, o Windows 10 vai superar o Windows XP e Windows 8.1, se transformando no segundo sistema operacional do mercado de PCs, ficando atrás apenas do (quase) onipresente Windows 7, que perdeu apenas quatro décimos, mas segue como líder absoluto, com 55.68% de mercado.

Convencer os usuários do Windows 7 sobre as vantagens em atualizar para o Windows 10 é a grande missão da Microsoft nos próximos meses.

Windows-10_2

Outro ponto de atenção será as empresas. A última grande atualização do Windows 10, o Windows 10 Treshold 2, melhora todos os aspectos da plataforma, no desempenho geral do sistema, na experiência de uso, na atualização dos seus controladores de dispositivos e aplicativos, alcançando um ponto de maturidade que pode convencer as corporações a investirem no update.

De acordo com a Gartner, a migração para o Windows 10 vai se acelerar em 2016, e no começo de 2017, 50% das empresas já estarão com o novo sistema.

Logo, mesmo em um ritmo mais lento do que o esperado e com dúvidas de seu impulso no mercado de vendas de PCs (já que a maior parte vem de atualizações de sistemas anteriores), tudo indica que o Windows 10 vai mesmo se consolidar, mesmo levando muito mais tempo para desbancar o Windows 7.

A melhor das vendas do mercado de PCs esperada a partir de 2016 também deve ajudar para a extensão do Windows 10, que vem instalado em 9 de cada 10 computadores pessoais vendidos no mundo.