android

 

De acordo com o Strategy Analytics, a cota de mercado global do Adroid cresceu em comparação com o terceiro trimestre de 2015.

O Android registrou no terceiro trimestre de 2016 a cota de 87,5%, contra 84,1% do mesmo período no ano passado. Mesmo dominando de forma contundente o segmento móvel, o sistema operacional da Google parece não ter alcançado o seu limite de crescimento.

O domínio do Android se baseia em um software amigável para o usuário e o baixo custo para os fabricantes, operadoras e consumidores. Porém, a Google precisa superar alguns desafios, como os baixos lucros para quem fabrica dispositivos com esse sistema operacional, sem falar nos modelos Pixel, que competem diretamente com os demais fabricantes.

 

 

Um duopólio imposto

 

cuota-de-mercado-de-android-e-ios-a-nivel-mundial

 

Por outro lado, o iOS caiu 1.5% no período, passando de 13.6% para 12.1% em um ano. Isso coincide com outras notícias divulgadas nos últimos meses, que indicam uma queda nas vendas de iPhones, e um ganho do Android em função disso.

Mesmo assim, o iOS ainda impede o monopólio do Android, se mostrando sólido entre os modelos top de linha.

Do mais, BlackBerry e Windows Phone praticamente desapareceram, e o Tizen teve seu progresso freado pelo baixo apoio dos desenvolvedores. Todos os demais sistemas que não são Android e iOS somam apenas 0,3% de cota de mercado.

Ou seja, podemos dizer que temos um duopólio imposto entre os sistemas operacionais móveis.

 

Via BusinesWire