htc-cos

A China segue com o seu propósito de criar um sistema operacional exclusivo para o seu país, e ainda que não seja diretamente o governo local o encarregado pelo projeto, o mesmo recebe a sua bênção. O seu nome é COS (China Operating System), e foi apresentado na semana passada.

O COS é baseado em Linux, e está sendo desenvolvido pelo instituto de desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências (ISCAS), em colaboração com a Liantong Network Communications Technology, sediada em Xangai. Não há maiores informações sobre possíveis parceiros, mas especula-se que a HTC poderia estar envolvida no projeto, apesar da mesma não fazer declarações sobre o assunto.

A ideia é apresentar uma proposta que acabe com o monopólio das plataformas estrangeiras (Android), e as versões que nascem a partir dessas plataformas. Também entendemos que eles querem velar pela segurança dos usuários, além de oferecer uma melhor localização. Mesmo baseado em Linux, não podemos considerá-lo como um sistema de código aberto, já que a tecnologia que eles criaram em cima da plataforma é completamente independente e proprietária, pelas questões de segurança.

Os limites do COS não estão restritos aos smartphones. Há espaço para o sistema em tablets, dispositivos portáteis e até computadores ou set-top boxes, uma vez que o sistema suporta aplicativos em JAVA e HTML5.

Segundo a Liantong Network, tanto a China Mobile como a China Telecom estão testando o COS nos últimos três meses, e nesse momento, contam com quatro telefones comercializados na China, que conta com sua versão própria do COS, mas os nomes desses dispositivos não foram revelados.

Via Phone Arena