Cortana-Vs-Siri-Vs-Google-Now

O Windows Phone 8.1 é uma realidade a partir de hoje (14) – pelo menos para os desenvolvedores -, e uma das suas principais novidades é o Cortana, a assistente de voz da Microsoft que chega para competir com o Siri e o Google Now. Bom, agora podemos saber qual dos três é o melhor, em um teste prático.

Diferente do Google Now e do Siri, o Cortana só está disponível em inglês no momento. Para quem já baixou o Windows Phone 8.1, terá que ajustar o smartphone para a região dos EUA para testar o assistente de voz. O pessoal do Gizmodo fez o desafio em vídeo que você verá no final do post envolvendo os três assistentes, e os resultados são muito interessantes.

Se você pedir para os três sistemas enviar um e-mail para um dos seus contatos, os três conseguem fazer isso perfeitamente, com diferenças na forma de perguntar exatamente como  e o que você quer enviar. Mas no final, acertam. É destacada a rapidez e precisão que o Cortana processa as ordens, algo notável para um software na sua primeira versão. É fato que a Microsoft demorou muito para apresentar o seu assistente de voz mas, mesmo assim, o resultado parece ser notável.

Quando os assistentes são solicitados para obter um determinado endereço, o Cortana mais uma vez se mostra mais rápido que os demais. O resultado é o mesmo quando são solicitadas ações que requerem o uso de outros aplicativos (e-mail, calendário, SMS, etc). Porém, quando se trata de buscar na internet, o Google Now é o mais rápido dos três.

Se você não é um desenvolvedor, e quer testar a “developer preview” do Windows Phone 8.1, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar no Windows Phone App Studio (grátis) e fazer o download do aplicativo “Preview for Developers“, para realizar a atualização.

A seguir, assista o vídeo do comparativo completo (em inglês).