cortana-01

A Microsoft anunciou recentemente o suporte do Cortana no Windows 10 para serviços e apps populares, como por exemplo o Viber e o Uber. Desse modo, o assistente vai ‘conhecer’ melhor o usuário, se antecipando ao mesmo nas suas preferências, de acordo com a informação pedida, escolhendo as mais frequentes e descartando as demais.

Na BUILD 2015, a Microsoft potencializou o seu assistente pessoal, que em janeiro de 2015 só estava presente nos smartphones. Agora, ele se fará presente em todos os dispositivos que rodam o Windows 10, atendendo assim aos pedidos dos usuários que sentiam falta de um assistente de voz no seu computador ou tablet.

 

A importância do contexto

A Microsoft foca a melhora do Cortana no Windows 10 para que esse aprenda o seu contexto de uso: que se adapte ao comportamento do usuário, e que faça as sugestões no momento e local adequados, de acordo com o dispositivo, e variando suas propostas em função de todos os fatores envolvidos.

É por isso que associações com os apps mais comuns contam com especial importância na hora de oferecer tal experiência. No caso do Viber e outros apps de mensagens, o Cortana pode fazer a associação de um contato com o app como a forma em que vamos nos comunicar com a pessoa, e enviar a mensagem sem a necessidade de abrir o aplicativo, dentro da interface do Cortana.

cortana-02

Com o Uber, acontece a mesma coisa. O Cortana associa a informação recebida por e-mail à uma necessidade de deslocamento, e aciona o serviço, de modo que se o usuário quiser, o assistente pode fazer a reserva do transporte, pedindo na sua interface os detalhes necessários.

 

Planos para o futuro

Marcus Ash, Group Program Manager do Cortana, resumo esse objetivo de melhora por parte da Microsoft com o Windows 10: quanto mais você usa o Cortana, mais ele vai conhecer a seu respeito, e melhor ele pode te ajudar. Também se observa a importância da quantidade e qualidade da informação recebida por parte dos usuários que já testaram o assistente a partir das versões de testes do novo sistema operacional, dentro do programa Windows Insider.

Nesse momento, o Cortana para a versão do Windows Phone 8.1 conta com suporte para 500 aplicativos. A Microsoft afirma que antes do lançamento da versão definitiva do Windows 10, novos apps e serviços suportados serão anunciados, além do suporte para mais idiomas.

19361979

Lumia 640 XL

Via Microsoft