Microsoft-Cortana-Build-2014-000

O Cortana chegou aos PCs, através do Windows 10. O software está disposto a ajudar o usuário com tudo o que ele estiver interessado em fazer. Tudo o que é necessário é um comando vocal para começar.

É possível inclusive indicar quais são os temas que mais te agrada, para que o Cortana prepare uma seleção de itens que podem ser realmente úteis para o dia a dia do usuário, antecipando determinados eventos e tarefas (algo parecido com o que o Google Now faz), em modo de agenda pessoal.

Joe Bielfore foi o encarregado de demonstrar como o Cortana funciona, e apesar de lembrar que o software apresentado no evento de hoje (21) ser uma build muito inicial, os resultados alcançados são muito promissores. Alojado no canto inferior esquerdo, o assistente usa o Bing para realizar todo e qualquer tipo de buscas na internet.

Além disso, é possível executar programas, abrir fotos de uma determinada data, ou executar determinadas músicas. É possível inclusive ditar as tarefas que devem ser armazenadas na agenda. Tudo com relativa fluidez e naturalidade, além de um nível de interação vocal que esperamos que se mantenha quando o Cortana estiver disponível para testes públicos.

O Cortana para Windows 10 estará disponível para os Insiders (desenvolvedores que participal do programa da Microsoft) nos próximos meses, em vários países.