conversnitch-1

O Conversnitch é um projeto criado por Kyle McDonald e Brian House, que permite que uma luminária “escute” de forma ativa as conversas do ambiente, para transcrevê-las em forma de mensagens de texto, publicando essas conversas automaticamente no Twitter, com a ajuda de uma conexão WiFi.

O produto é uma versão modificada que uma luminária qualquer, que pode ser encontrada em casa ou no escritório. Porém, no seu interior, temos um microfone e um Raspberry Pi, que se encarregam de escutar as conversas no ambiente, para gravar fragmentos de áudio, transcrevê-los e compartilhar automaticamente essas informações na rede social dos 140 caracteres.

O objetivo do objeto é demonstrar que a informação se move no espaço, não só no espaço físico mas também no espaço virtual, sem que muitas vezes nos demos conta de como ela transita de um lugar para outro. Além disso, o projeto pretende denunciar o “modus operandi” de agências de espionagem (como a NSA), com a diferença que essas agências (por razões óbvias) não publicam essas informações nas redes sociais.

Abaixo, o vídeo que demonstra o experimento.

 

 

Via @Conversnitch