No próximo dia 20 de fevereiro, a Sony prometeu anunciar “o futuro do PlayStation”, e tudo indica que eles estão falando do próximo console doméstico da empresa, o PlayStation 4. Conforme os dias vão chegando, e a ansiedade aumenta, algumas almas não conseguem guardar muito segredo. Por isso, não é surpresa que uma imagem de um controle do SDK do PS4 vazou na web. Podemos inclusive considerar que esse é um protótipo daquilo que está por vir para a versão final do console.

A imagem foi publicada pelo site Destructoid, e segundo fontes confiáveis do Engadget, a imagem é legítima, ou seja, estamos diante de, pelo menos, do controle real do SDK da Sony para o novo console.

Antes dessa foto entrar nas nossas vidas, fortes rumores indicavam que o Dualshock não seria o controle principal do próximo console da Sony, passando esse conceito para um segundo plano. Algo como aconteceu com a Nintendo com o Wii U, onde o controle com tela chamado “GamePad” é o controle principal, e os demais jogadores podem fazer uso do controle clássico do WiiMote, herdado do Nintendo Wii.

No caso do controle do SDK do PlayStation 4 que vazou na imagem, podemos constatar que ele possui um design muito similar ao Dualshock, mas dessa vez, incorporando uma pequena tela no centro do controle, que ainda não sabemos se é uma tela sensível ao toque ou apenas uma tela de opções e visualização de um menu especial nos jogos. Mas levando em conta a tendência atual de todas as empresas (incluindo a Sony com o PS Vita), podemos dizer com 90% de certeza que se trata de uma tela touch.

Além disso, o novo controle conta com um segmento que pode ser um alto-falantes integrado, ou um microfone integrado, o que seria mais lógico. A boa notícia é que falta muito pouco para saber quais são as novidades da Sony para o novo PlayStation, e todas as dúvidas serão eliminadas. O que podemos afirmar é que estaremos diante de um console que não é apenas muto potente, mas que promete renovar a experiência do jogador de forma drástica. Ou pelo menos vai tentar fazer isso.