screenairmac

O ControlAir é um aplicativo já disponível para download, que transforma a webcam integrada do computador da Apple em um ‘sensor inteligente’, que é capaz de reconhecer os seus gestos a uma distância máxima de 3 metros, para executar ações.

Para utilizar o ControlAir, basta instalar o aplicativo e configurar determinados parâmetros que permitem que o aplicativo calibre a sua posição. Uma vez feito esse ajuste inicial, o aplicativo está pronto para funcionar.

Por enquanto, o aplicativo é compatível apenas com algumas plataformas, todas centradas na reprodução de conteúdo (iTunes, Spotify, VLC, Quicktime Player, VOX, Rdio, etc). A empresa promete ampliar essa lista ‘em breve’.

Uma vez aberto o programa e selecionado o primeiro arquivo ou faixa (ambos de modo manual), os demais controles podem ser realizados com os gestos, movendo o dedo para a esquerda ou direita, e selecionando os botões desejados com um simples movimento, sem sequer realizar clique com o mouse – um menu aparece também com um gesto com o dedo para ser liberado.

Provavelmente a ação mais vistosa é a de silenciar o áudio, já que para isso é preciso levar o dedo aos lábios, colocando o som no mudo. Se você quiser desativá-lo, basta repetir esse mesmo gesto. O vídeo abaixo mostra como esses comandos funcionam.

 

 

Antes que você se pergunte, a câmera estará permanentemente ligada, sempre e quando algum dos apps compatíveis com o ControlAir estiver aberto. Ao fechar o iTunes ou Spotify (por exemplo), a câmera será desligada.

O ControlAir é desenvolvido pela empresa eyeSight, e é um projeto muito promissor, e apesar de precisar resolver alguns problemas, suas vantagens podem ser muito atraentes para os interessados. Você pode fazer o download do aplicativo clicando aqui. E sim: ele é de graça.