2B4E612200000578-0-image-a-8_1439760450423

Richard Guy, um granjeiro britânico, tinha uma conexão de internet muito ruim, de apenas 1 mega. Na Inglaterra, a média de velocidade de internet é de 25 Mbps. Cansado de brigar com o sue provedor de conexão, ele se deu conta que o seu smartphone tinha uma cobertura melhor, com velocidade 4G. Logo, decidiu construir uma antena 4G, e resolver o seu problema.

Richard é um entusiasta da tecnologia, mas não contava com muitos recursos financeiros. Mesmo assim, decidiu resolver o seu problema de conexão construindo uma torr de madeira, e com a ajuda de elementos básicos, ele montou a sua antena 4G para receber os dados. Integrou a antena em um cabo de fibra ótica, e levou a conexão de alta velocidade para a sua casa.

O ponto alto da instalação está na bateria de 12 volts, guardada em uma caixa de ferramentas à prova d’água. Nela, está armazenada a energia captada por dois painéis solares na parte inferior. A estrutura de madeira sustenta todos os elementos envolvidos.

antena-4g-caseira-02

Abaixo das placas tempos um receptor 4G alimentado com a energia da bateria da parte superior. Por fim, o sinal que o dispositivo capta é enviado para a casa de Richard através de um cabo de fibra ótica (que não é tão caro assim; um metro custa um pouco mais de um euro). O cabo que chega na casa se encarrega de entregar a conexão para todas as dependências.

O salto de qualidade foi enorme. Richard saiu de uma conexão de 1 Mbps para muito mais razoáveis 69 Mbps. O que começou como uma experiência para resolver uma necessidade pontual terminou como um modelo de negócio. Com o nome Agri Broadband, ele criou uma empresa de assessoria a locais que contam com má conexão de internet (principalmente no campo), que estuda quais são as melhores opções para melhorar o acesso a internet do local.

2B4E605400000578-0-image-a-9_1439760544992

Em função do equipamento instalado, é cobrado uma pequena taxa, mas em nenhum caso a empresa tenta ser uma fornecedora de serviços, mas assim uma assessoria tecnológica para resolver problemas muito pontuais.

Via DailyMail