Os planos de dados móveis são limitados. Estão aumentando, mas não são infinitos para usarmos com grande liberdade.

O consumo de dados multimídia é algo complicado, mas os aplicativos que rodam em segundo plano, baixando e enviando dados, também são vilões nos planos de dados.

Existem formas de economizar dados no seu iPhone, e sem truques absurdos.

 

Verifique o uso de dados

Em Ajustes > Dados Móveis, veja como está consumo dos seus daods. Desative o recurso para usar apenas o WiFi. Nem sempre é o mais práticos, mas é eficiente para economizar dados.

As estatísticas exibidas por aplicativo, KB, MB ou GB podem ser reiniciadas, e o item mostra a última data de reinicialização, para maior controle do usuário.

 

Limitar quais apps usam dados móveis

Em Usar Dados Móveis (em Ajustes > Dados Móveis), podemos desmarcar os aplicativos que queremos que acessem exclusivamente a internet via WiFi, na lista de todos os apps e jogos instalados.

 

Impedir o download automático de aplicativos e atualizações

Em Ajustes > iTunes Store e App Store, você pode desativar a opção de download automático de apps e atualizações, que passam a ser feitas manualmente, via WiFi.

 

Limitar os aplicativos que mais dados consomem

Os aplicativos mais populares (WhatsApp, Facebook, Instagram, Netflix, Spotify e YouTube são os que mais consomem dados. É possível limitar esse consumo individualmente.

 

Economizar dados no WhatsApp

Limite o download automático de fotos e vídeos nas conversas em Ajustes > Uso de Dados, configurando cada elemento (imagens, áudio, vídeos e documentos), para que tais itens só sejam baixados via WiFi, ou para que só sejam baixados quando você quiser.

 

Economizar dados no Facebook

Para evitar a reprodução automática de vídeos, no aplicativo do Facebook, vá em Configurações do Aplicativo > Reprodução Automática e marcamos a reprodução apenas por WiFi, ou desativamos completamente.

 

Economizar dados no Instagram

Para desativar o download automático de fotos e vídeos, no aplicativo do Instagram, vá em Perfil > Configuração > Uso de Dados Móveis, e desative essa opção, para que as mídias só sejam carregadas quando queremos ver.

 

Economizar dados na Netflix

Para evitar que, a cada hora, sejam baixados 3 GB de dados em qualidade alta nos vídeos da Netflix, você pode mudar a qualidade de vídeo para normal (0.7 GB por hora) ou baixa (0.3 GB por hora) em Conta > Meu Perfil > Configuração de Reprodução > Uso de Dados por tela.

 

Economizar dados no Spotify

Você pode reduzir a qualidade de áudio, que não traz muita diferença, e vai economizar dados. Em Sua Biblioteca > Configuração > Qualidade da Música e Streaming, mudando de Automático para Normal. Na conta Premium, você pode fazer o download das músicas via WiFi e ouvir em modo offline.

 

Economizar dados no YouTube

No app do YouTube, vá em Perfil > Configurações, ative o recurso de reprodução em HD apenas via WiFi. E, em qualquer vídeo, mude a qualidade da resolução: menor resolução, menor qualidade, menor consumo de dados.