android

Já publicamos no TargetHD.net os conselhos para economizar dados no iPhone. Agora, damos as dicas sobre como economizar dados em um smartphone Android.

Apesar de algumas dicas serem semelhantes, outras medidas são específicas para o sistema operacional móvel da Google. Logo, não é uma mera revisão de dicas. Alguns conselhos complementares são bem vindos aqui.

 

Vá na raiz do problema

O excesso de consumo de dados móveis pode ser evitado de duas formas: impondo um limite genérico de consumo para o dispositivo como um todo, ou ir caso a caso. Vamos começar pela segunda medida.

Quais são os aplicativos que mais consomem dados móveis? Principalmente aqueles que mais usamos no dia a dia e/ou implicam o consumo de conteúdo multimídia, em fotos, vídeos ou músicas.

Os vencedores dessa lista são: WhatsApp, Facebook, Instagram, Netflix, Spotify e YouTube.

 

Economizar dados no WhatsApp

Você pode evitar do download automático do conteúdo multimídia, indo em Ajustes > Uso de Dados > Download Automático > Conectado a dados móveis, e desative todas as opções (fotos, áudio, vídeo e documentos). É possível fazer o download manual desses conteúdos.

Também é possível reduzir o consumo de dados durante as chamadas do WhatsApp, em Ajustes > Uso de Dados. Por fim, você pode realizar as cópias de segurança do WhatsApp apenas via WiFi em Ajustes > Chats > Cópia de Segurança > Ajustes do Google Drive, e marque a opção Somente WiFi para Salvar os dados usando.

 

Economizar dados no Facebook

Desative a reprodução automática de vídeos clicando nas três linhas horizontais no canto da interface, e clique em Configurações do Aplicativo > Reprodução automática. Você pode marcar apenas WiFi ou desativar completamente a reprodução automática.

 

Economizar dados no Instagram

Desative a reprodução ou download automático de fotos e vídeos. Dentro do app, vá até o seu perfil, e em Configurações > Uso de dados móveis, ative o recurso. Vai levar mais tempo para carregar vídeos e fotos, mas ao menos você economiza o consumo de dados.

 

Economizar dados na Netflix

Reduza a qualidade do vídeo, em Conta > Meu Perfil > Configuração de Reprodução > Uso de Dados por Tela. Aqui, o consumo de dados é determinado pela qualidade do vídeo: Baixa (0.3 GB por hora), Média (0.7 GB por hora) e Alta (3 GB por hora).

 

Economizar dados no Spotify

Você pode baixar músicas e discos completos quando estiver com uma conexão WiFi para reproduzir a qualquer momento. Para isso, você precisa ter uma conta Spotify Premium.

Outra possibilidade é modificar a qualidade de reprodução. No app do Spotify, vá em Sua Biblioteca > Configuração > Qualidade da Música e em Streaming, mude de Automática para Normal, que é a mínima (96 kbit/s).

 

Economizar dados no YouTube

Você pode limitar a reprodução automática de vídeos em alta resolução quando não há WiFi. Em Ajustes > YouTube, ative a opção ver em HD (só em WiFI). Também é possível mudar a resolução de cada vídeo. Quando você escolhe um vídeo em uma resolução, os demais serão reproduzidos na mesma qualidade (que vai de 144p até 1080p). Escolher 360p ou 480p já é o suficiente para economizar dados.

 

Conselhos gerais para o Android

Para os demais aplicativos, apps do Google e jogos, é possível limitar o uso de dados consumidos por cada aplicativo.

Em Ajustes > Conexões Sem Fio e Redes > Uso de Dados, veremos um histórico de consumo prévio e uma lista dos apps que mais consomem dados.

Você pode limitar os dados de cada aplicativo, afetando todos os aplicativos da lista de uma só vez. Também pode impedir que os apps usem dados enquanto não estamos utilizando. Em Uso de Dados > Dados em Segundo Plano, vemos a lista de apps que mais consomem. Basta desmarcar esses apps.

Alguns aplicativos precisam ficar ativos em segundo plano porque aportam informações úteis, como Gmail e previsão do tempo. Mas outros não precisam ter esse recurso ativo.