Android-N

O Android é hoje a plataforma líder dentro do setor móvel, com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, e crescendo. Sua cota de mercado só melhora em quase todos os países do planeta.

Sua enorme popularidade está relacionada com a grande variedade de smartphones existentes, a enorme quantidade de aplicativos disponíveis e sua relativa facilidade de uso.

Porém, utilizar o Android de forma plena não é algo tão simples para os usuários menos experientes. E esse post pode ajudar, pois oferece alguns conselhos simples e muito úteis para que você aproveite ao máximo o seu dispositivo.

 

1. Maximize a economia de bateria em poucos segundos

1-2-10

Um conselho simples composto de vários pequenos ajustes, mas que pode ser muito útil, oferecendo uma melhoria de autonomia de bateria do smartphone Android.

Primeiro, reduza o brilho de tela. Um ajuste simples que pode te rum grande impacto na autonomia de uso. Feito isso, devemos reduzir também a presença de tons brancos na tela se a mesma form uma AMOLED, e aposte em fundos de tela e temas em tons escuros.

As telas AMOLED consomem menos energia quando mostram tons escuros por apagarem a iluminação dos pixels nessas zonas.

Por fim, desabilite os aplicativos e notificações em segundo plano que não são imprescindíveis.

 

2. Se livre do bloatware e dos widgets desnecessários

Quando compramos um smartphone Android, é possível que ele traga aplicativos pré-instalados e elementos específicos para personalizar a interface, como widgets variados.

Esses itens consomem recursos e são desnecessários. Não pense duas vezes, e dedique alguns minutos a se livrar desse bloatware que consome espaço de armazenamento do smartphone, e dos widgets que afetam o desempenho.

Com as opções de personalização do Android, é possível lidar com muitos widgets e temas, até que você encontre aquela que melhor se adapta às suas necessidades. Mas vale lembrar que alguns elementos como fundos de tela dinâmicos podem consumir recursos, principalmente em smartphones de entrada.

 

3. Cuidado com os aplicativos que você instala

android segurança

A Google conta com filtros que evitam a chegada de aplicativos lixo na Google Play, mas não são 100% eficazes, e é possível que alguns apps estejam infectados com malwares. Logo, o senso comum pede cuidado com o que você vai instalar.

Por outro lado, evite também instalações externas ou de terceiros não confiáveis. Não é preciso carregar o seu smartphone de aplicativos de segurança, que podem reduzir o seu desempenho, aumentando o consumo de bateria.

A melhor segurança que seu smartphone Android pode ter é o seu bom senso.

 

4. Faça cópias de segurança de suas fotos

A maioria dos usuários utilizam o smartphone para registrar fotos, e em muitos casos podemos acumular uma grande quantidade delas em nosso dispositivo. Isso pode trazer consequências muito negativas por vários motivos.

Um deles é o grande consumo de espaço de armazenamento, além do risco de perda dessas imagens se você não fizer cópias de segurança de forma regular.

A perda das imagens pode acontecer de várias formas, desde o roubo do dispositivo ate uma perda ou dano permanente do mesmo. Logo, é totalmente recomendável que faça as cópias de segurança regularmente, recorrendo a serviços automáticos na nuvem ou de forma manual.

 

5. Mantenha o seu smartphone atualizado

As atualizações são importantes, e quando falamos do Android, essa afirmação tem uma carga maior, por ser o maior alvo dos cibercriminosos.

Isso faz com que nova atualização disponível seja muito valiosa, e nos ajude a manter nosso smartphone protegido, de modo que é conveniente ativar as atualizações automáticas ou revisar a disponibilidade das mesmas manual e periodicamente.

Caso contrário, não só você coloca o smartphone em risco desnecessariamente, mas também está perdendo as novas funções e melhorias das novas versões do Android.

 

Notas finais

android n

Com esses cinco passos simples, é possível melhorar consideravelmente a experiência com o smartphone Android. Mas vale a pena deixar um resumo de outras recomendações adicionais, que ajudam a maximizar a vida útil do dispositivo:

 

– Utilize cartões microSD para superar as limitações de espaço, mas que seja um cartão de alto desempenho.
– Evite acessórios de baixo custo e qualidade duvidosa, principalmente carregadores e baterias, já que podem danificar o smartphone de forma irreversível.
– Limpe seu smartphone com cuidado pelo menos uma vez por mês, utilizando panos suaves e elementos que não manchem e não danifiquem. O ideal é um pano levemente umedecido.
– Seja consciente das limitações do seu smartphone. Não queira que ele tenha um desempenho top de linha uma vez que ele é um modelo intermediário ou de entrada.
– Trabalhe com outros ajustes para melhorar o desempenho, como a sincronização e as animações do sistema operacional.