“Olha, mamãe… sem fios!” Foi basicamente isso que a Nokia quis dizer quando apresentou os carregadores dos novos smartphones com Windows Phone 8 da empresa, o Lumia 920 PureView e o Lumia 820. E isso só é possível com a nova tecnologia desenvolvida pelos finlandeses, denominada Qi.

O Qi (se pronuncia “chee”) é um padrão de recarga sem fio que permite que o usuário coloque o seu smartphone com qualquer carregador compatível com o padrão para que a recarga aconteça. Além de prático e visualmente agradável, o sistema acaba de uma vez por todas com aquela dificuldade de você ficar procurando um carregador compatível com o seu dispositivo (se bem que, no caso da Nokia, esse problema já não existia a algum tempo, uma vez que o carregador de seus smartphones é do tipo universal). O Qi foi desenvolvido em parceria com o Wireless Power Consortium, e a Energizer foi a responsável a apresentar a primeira geração de carregadores indutivos no padrão Qi em 2010.

O padrão Qi atual é suportado por uma série de operadoras, provedores de serviços e outras empresas que usam a tecnologia para recarga de dispositivos dos mais diferentes tipos. Se você puxar na memória, vai se lembrar que, quando a Energizer apresentou essa tecnologia em 2010, a HP chegou a utilizar esse padrão de recarga para os seus (finados) smartphones com softwares da Palm (bons tempos…).

Hoje, qualquer smartphone mais moderno, com os seus devidos ajustes, pode ser carregado pela tecnologia Qi. O Lumia 920 é compatível com qualquer tipo de carregador. Já o Lumia 820 requer um carregador específico. A Nokia já se antecipou no processo de popularização desse padrão, e fechou parcerias com a Virgin Atlantic, Coffee Bean e Tea Leaf para oferecer os serviços de recarga de bateria gratuita com o Qi em pontos específicos de seus respectivos negócios. A fabricante finlandesa trabalha com outras companhais para oferecer acessórios domésticos para recarga sem fio, incluindo um dock dedicado para recarga.

Lembrando que o Lumia 920 possui uma bateria de 2.000 mAh, que pode garantir a vida útil de bateria para um dia inteiro para os usuários com uso moderado.

Via CNET