tim-music

A operadora de telefonia móvel TIM anunciou o lançamento do serviço TIMmusic, que oferece downloads ilimitados de músicas para os clientes da operadora, tanto nas modalidades pré-pago quanto pós-pago. Por ser ilimitado, o usuário não paga pelas músicas baixadas no celular, mas sim, pelo dia de acesso ao serviço, tal como já é feito com o próprio acesso à internet da operadora.

O TIMmusic tem preço de R$ 0,50 por dia. O valor é debitado dos créditos do usuário no dia que ele utilizar o serviço, tal como já é feito na modalidade de internet pré. O formato do serviço requer que o usuário faça o download das músicas na memória do celular ou smartphone, e por conta disso, o TIMmusic coloca algumas restrições significativas.

Para começar, as músicas que você baixar não são suas. Ou seja, você não pode extraí-las do seu smartphone e executar em outros dispositivos, ou no seu computador. As músicas só podem ser executadas no próprio aplicativo do TIMmusic. Para que isso aconteça, as faixas são armazenadas no seu telefone em modo protegido. Algo que é minimamente razoável: pelo valor que você está fazendo o download das músicas (relativamente baixo), era de se esperar que tais limitações aparecessem.

tim-music-02

Para os usuários dos planos pós-pago, o TIMmusic tem custo de R$ 9,90 ao mês, e apenas no mês que o serviço for utilizado, sendo descontado da fatura mensal do cliente. Para os dois casos (pré e pós), a primeira utilização do TIMmusic deve ser feita pela rede de dados da TIM. Depois, você pode fazer o download das músicas via 3G ou Wi-Fi.

Os objetivos da TIM com esse serviço são bem claros e específicos. Além de aumentar os lucros da operadora (óbvio), eles querem contribuir com a redução do compartilhamento de músicas, além de resolver o problema de sempre ter que utilizar um cartão de crédito para adquirir músicas na internet. A TIM afirma ter fechado parcerias com gravadoras como Som Livre, Sony, Warner e Universal, contando com um acervo de “milhões de músicas”.

O aplicativo do TIMmusic está disponível apenas para smartphones com o sistema operacional Android, com suporte para os seguintes dispositivos: Motorola RAZR i, Samsung Galaxy S III Mini, Galaxy S II Lite, Galaxy Pocket, Galaxy Y, Galaxy Ace, Galaxy S III e Galaxy Y Duos.

Para mais informações, acesse a página do TIMmusic.