tails-01

O Tails é um sistema operacional baseado em uma versão do Linux, e não só é seguro e gratuito, como também é anônimo. Este é o sistema que Edward Snowden utilizou em muitas de suas comunicações, e entre vários predicados, ele pode ser instalado em uma memória USB e ser utilizado em qualquer computador, sem deixar rastros.

Sistemas operacionais baseados em Linux e instaláveis em um pendrive não são uma novidade, mas o Tails se diferencia pelo completo anonimato. Snowden reconhece o seu uso, assim como o jornalista Glenn Greenwald, que revelou o escândalo da espionagem massiva da NSA, graças aos documentos vazados por ex-agentes da CIA.

Os desenvolvedores do Tails explicam na página oficial do sistema que o mesmo foi desenvolvido para preservar o seu anonimato.

(O Tails) te ajuda a navegar na Internet de forma anônima, evitando a censura em quase qualquer lugar que você esteja, em qualquer computador, sem deixar rastros – a não ser que você queira. É um sistema operacional desenvolvido para ser utilizado em um DVD, memória USB ou cartão SD, independente do sistema operacional original do computador.

tails-02

A ideia pode ser boa ou não, dependendo do ponto de vista. Os criadores do Tails são anônimos, e ninguém sabe direito quem está por trás do projeto. O motivo: ajudar a manter o código do programa longe das mãos dos governos (palavras dos criadores). O problema é: devemos confiar cegamente em um sistema operacional que não sabemos nada sobre os seus criadores, ou sobre o que acontece com os dados que eles podem receber? O único ponto de garantia é que Edward Snowden e Glenn Greenwald utilizaram (e ainda usam) o software, e isso não é pouca coisa.

O Tails utiliza o navegador Tor para manter o seu anonimato, além do programa Pretty Good Privacy (PGP), o sistema de gestão de senhas KeePassX e o plugin Off-the-Record para codificar chats. Os criadores do sistema garantem que em nenhum momento o software utiliza o disco rígido do computador em seu uso. O único espaço de armazenamento disponível está na memória RAM, que é eliminada automaticamente no momento em que o computador é desligado. Ou seja, você não deixa rastros de dados nem mesmo no uso com um notebook.

Para saber mais sobre o Tails, acesse a página oficial do projeto. Se você quiser fazer o download do sistema operacional para testes, clique aqui.

Via Wired